Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 20 de abril de 2015

O Problema do Mal: Deus é o Criador do bem e do mal?


    Em nosso cotidiano, observamos o mal e o bem que é feito, e imaginamos de onde todo este mal ou toda está bondade surgiu? Para os religiosos, principalmente se forem Cristãos, o problema do mal é ainda mais complexo.

    Na visão de mundo do Cristão, principalmente da moralidade, Deus é totalmente Bondoso e jamais faria o mal. Porém não devemos dar tanto ouvido ao que dizem, pois não podem provar o que dizem. Mesmo que a ciência tenha uma explicação adequada do porque o mal e o bem existe, os religiosos não podem simplesmente aceitar o que é dito. Neste caso, eles não podem simplesmente dizer o que acreditam sem provar o que acreditam. Isto porque eles não possuem mais o ônus da prova.

     Uma vez que adquirimos o conhecimento e temos a explicação da moralidade Deus não é mais necessário para explicar o porque algo é certo ou errado. De fato, fazendo uma suposição, vamos dizer que Deus exista, a pergunta que vem em mente é: como o religioso pode saber se algo é certo ou errado?

      A resposta de um teísta a estão questão é que é provido de deus então é certo ou errado. Está que é a questão, o teísta não sabe porque algo é errado ou é certo, ele apenas cegue o que é dito. Clicando aqui você pode compreender o porque o argumento moral não está a favor do teísmo.

     Hoje, quero avaliar alguns textos da Bíblia que afirmam que Deus faz o mal. vamos começar utilizando um dos diversos textos que existem ao qual Deus fala que ele é o criador tanto do bem quanto do mal.

     Em Isaías 45:7 diz o seguinte:

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.

Está é uma afirmação muito interessante não acham? Se Deus diz que cria a paz e o mal e ainda diz que é o Senhor e faz todas as coisas quais são as justificativas teístas para dizer que Deus não faz todas as coisas, assim como não faz o mal?

 O intrigante é que a palavra 'mal' no versículo, incomoda os religiosos muito mais do que a palavra 'paz'. A razão para isso é bem simples, se algo é aceito como bom, eles seguem sem questionar, porém quando algo contradiz ou não está de acordo com o que acreditam, então modificam ou justificam para que o texto Bíblico se encaixe dentro daquilo que eles acreditam.

Uma página Online chamada 'Refutando o ateísmo', começa a defender sua crença em um deus totalmente bondoso da seguinte forma:

Deus é onibenevolente (totalmente bom). Tudo o que Deus criou Ele viu que era bom ou muito bom (Gênesis 1). Então de onde veio o mal?

Talvez está primeira frase possa passar despercebida por muitas pessoas. Em gênesis 1 (Clique Aqui para ler), temos diversas vezes a declaração de que deus viu que era bom o que tinha criado. Muitos religiosos cometem falacias através da generalização e principalmente por erro de interpretação. Porém não apontarei simplesmente esses erros, explicarei o porque.

Em primeiro lugar devemos compreender o contexto de 'Bom'. Existe vários contextos como bom no sentido moral, bom no sentido de gozo e satisfação, bom no sentido de bom trabalho, bom no sentido de empatia e amor. 

Lendo o texto de Gênesis 1, vamos utilizar a eliminação para compreendermos em qual contexto a palavra bom se encaixa. 

1. Bom no sentido moral: Se deus criou o homem como totalmente bom ou bom no sentido moral, então ele também criou as pedras, o mar, a terra como sendo moralmente bons. Porém fazer tal afirmação é um absurdo pois sabemos que pedras, o mar e a terra, não possuem um cérebro para saber o que é certo ou errado. Se utilizarmos a palavra bom no sentido moral, teremos que dizer que os animais também possuem moralidade assim como nós. Não apenas os animais, mas também as bactérias, os fungos, e assim por diante. Porém tal afirmação é um absurdo, portanto a Criação não se baseia como 'Bom' no sentido moral.

2. Satisfação: Acredito que está é a melhor explicação para a palavra 'bom' em Gênesis 1. Quando deus diz e viu que era bom, significa uma satisfação pelo que fez. Ele viu que a luz ficou boa, a terra, o sol, os animais, as rochas, a vida, ele viu que tudo era bom e ficou satisfeito por ter feito um bom trabalho. Podemos concluir que a palavra 'Bom' em Gênesis é voltada para a satisfação e não para algo totalmente bom e muito menos tem alguma ligação com a moralidade. 

Logo na primeira frase vemos que o Responsável pelo texto, está retirando a palavra 'Bom' de seu contexto. Ele está se referindo que tudo o que Deus faz é bom, não no sentido de satisfação mas que tudo o que foi criado possuí bondade. Porém como vimos em (1) é um absurdo e o contexto de Gênesis se encaixa perfeitamente com o ponto (2). 

Se algum dia estiver debatendo com alguém sobre a maldade, avaliar o que a pessoa diz é muito importante, portanto ouça o que ela diz. Quando paramos para avaliar está questão, podemos compreender a confusão que o teísta está fazendo neste caso. O erro inicia-se logo na primeira frase de seu texto resposta do qual irá afetar todo o restante do texto. Uma informação equivocada, derruba todo um argumento. A consequência lógica é que, como Deus viu que era bom o que fez, isto não implica que Deus seja totalmente bondoso, já que um Deus que também faça o mal, poderia olhar para o que criou e dizer 'o que criei ficou muito bom'. 

Na mente do religioso, raramente ele percebe este equivoco e como comete o erro de tirar do contexto, todo o restante do texto dele cai por terra, pois sua primeira premissa é falsa e não pode ser utilizada para demonstrar que o texto de Isaías que diz que Deus faz mal, não significa o mal como o conhecemos. Porém vamos continuar para ver se tem mais algum erro. 

Ele continua:

Em Isaías 45:7 diz o seguinte: “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.”

Pergunta: Deus criou o mal?

Resposta: A palavra hebraica traduzida como “mal” é rah. Pode significar mau ou mal, seja natural ou moral. Outras palavras modernas que poderiam ser usadas para expressar este termo são ‘adversidade’, ‘aflição’ ou ‘calamidade’. Um desastre natural como um terremoto é rah, mas esse desastre não é mal em sentido moral. Como atos de julgamento Divino, esses desastres são certamente rah para as pessoas sobre as quais eles sobrevêm, mas por serem atos de justiça de Deus, não podem ser considerados como moralmente iníquos.

Bem, temos algo bem interessante aqui. Vou colocar de forma simples para que todos entendam, se um desastre natural como um terremoto não é mal no sentido moral, como o mesmo pode julgar que em Gênesis 1 a palavra bom se encontra no sentido moral? Temos então o erro por falsa associação. Gênesis 1 o 'bom' é utilizado pelo autor no sentido moral, porém o 'mal' é utilizado por ele logo em seguida como mal no sentido de 'não satisfeito'. 

Vamos ler o que ele diz em sequência: Como atos de julgamento Divino, esses desastres são certamente rah para as pessoas sobre as quais eles sobrevêm, mas por serem atos de justiça de Deus, não podem ser considerados como moralmente iníquos.

Ele deveria tentar demonstrar o porque o mal não é provido de Deus, porém ele deu uma justificativa ou seja, quando deus mandou o dilúvio e matou cerca de 20 milhões de pessoas, ele justifica a morte dessas pessoas como um ato que não é ruim ou negativo. Segundo a visão daqueles que acreditam em um Deus totalmente bondoso, todo ato de maldade de Deus, tem que ser visto como um ato moralmente iníquos. Agora eu te pergunto, ele esta´dizendo o porque? Em algum momento ele tirou o mal da jogada? Não.

O mesmo diz que a palavra 'mal' está sujeita de forma natural e moral. Porém acredito que está questão de 'natural' é inapropriada. O mal por si é moralmente incorreto, independente do contexto. Um desastre natural, pode ser visto como ruim pois afeta a qualidade de vida, a reprodução e a Sobrevivência de uma espécie, porém ninguém sai dizendo uma catástrofe é algo ruim pois deus permite. Está é a questão. Existe uma diferença entre 'permitir' e 'fazer'. O 'permitir' é fazer parte de forma indireta e 'fazer' está relacionado de forma direta. Em ambos os casos a palavra mal se encontra no contexto de moralmente incorreta. 

Se Deus mandou diretamente um dilúvio, fazendo um milagre e rasgando os céus para que todos morram, está é uma interferência direta e não indireta. Temos que avaliar que neste caso deus está fazendo o mal diretamente. Porém como os religiosos explicam Deus fazendo o mal diretamente?

Bem, é algo muito interessante, pois a partir do momento em que eles acreditam que deus é totalmente bondoso, a maldade deve ser justificada ou deus não se mantêm como totalmente bondoso. Porém existe uma forma de demonstrar que os religiosos estão errados até mesmo neste sentido. Se Deus mandar um dilúvio não é visto como maldade, então um religioso não faz ideia de qual seja a moralidade divina. Se Deus matar milhares de pessoas não é visto como algo negativo, ou moralmente incorreto, o que seria para Deus moralmente incorreto?

Parece que para deus principalmente o deus do antigo testamento, ser ateu, ou homossexual ou seguir qualquer outra religião, é visto como moralmente errado e passivo de morte. Porém, matar não apenas a humanidade mas animais, plantas, entre diversos outros é visto como moralmente bom pois tem uma justificativa. Porém tal posição religiosa não é aceitável, pois não existe nenhuma prova ou evidencia que colabore com o que estão dizendo.

O autor do texto, nem mesmo se preocupou com a questão aonde explicitamente diz 'Deus criou o mal' no versículo de Isaías. O texto não se remete ao mal como algo que não nos satisfaz como o mesmo afirma, Deus diz 'eu crio o mal'. Porém um único versículo não é suficiente para decretar que o mesmo faz o mal, vamos procurar outro versículos que sejam um pouco mais claro do que o apontado acima. 

 Êxodo 4:11-12 : E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. 

I Samuel 16:14-15: E o Espírito do SENHOR se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do SENHOR. Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta; 

I Reis 21:29: Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa.

II crônicas 34:24: Assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá.

Amós 3:6: Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o SENHOR o tenha feito? 

Que tipo de mal é esse que o Senhor tanto fala? Agora vou te dar a resposta do porque deus não é totalmente bondoso:

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
João 1:3

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente.Amém. Romanos 11: 36

Em nenhum momento nos textos bíblicos é dito e Deus fez algumas coisas. Para complementar o ponto acima, será que Deus não sabia o que era o mal? Existe uma justificativa para o mal na terra, o que acaba complicando mais ainda a vida daqueles que creem em um deus totalmente bondoso:

Portanto por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou por todos os homens, por isso que todos pecam. - Romanos 5:12.

O texto Bíblico diz que por causa de um homem, porém não diz a origem do mal. O homem, segundo o livro dos religiosos pode dizer que o homem é responsável pelo mal no mundo, mas será que é mesmo? 

Bem, existem dois pontos sobre está questão, primeiramente que a moralidade não provêm de deus e se dizem que a moralidade provêm de Deus, devem provar a existência de Deus. Isto porque a ciência oferece uma resposta eficiente sobre a questão moral. Nossa ética  e moralidade é afetada diretamente por questões de Sobrevivência, Reprodução e Qualidade de vida. 

Todas as nações e tribos ao redor do globo possuem suas regras e Leis que permitem que o grupo sobreviva ou seja passe seus genes adiante e tenha uma boa qualidade de vida. Os animais também possuem suas Leis e Regras baseadas em questões simples. Até mesmo a crença pode ser explicada. Todo esse problema do mal, nem mesmo é criado pelos ateus, é criado pelos próprios religiosos que acreditam em um deus totalmente bondoso.

Eles aceitam tranquilamente que Deus mande matar mulheres Grávidas, crianças idosos, eles não se preocupam com isso, pois eles acreditam que Deus fez tudo isso porque ele sabe o que está fazendo. E se eles não entendem o que deus está fazendo, vão arranjar uma desculpa qualquer para justificar sua crença. Eles mal percebem que estão agindo de acordo com as Regras de Sobrevivência que está voltada tanto para Deus quanto para a necessidade pessoal. Neste caso não adianta conversar com pessoas que trocaram sua moralidade por uma moralidade cruel para outros seres humanos. 

Em alguns países matar pessoas em nome de deus, é visto como correto pois está sendo feito em nome de Deus. O Cristão é apenas mais um no meio de tantas convicções acreditando que suas convicções são verdadeiras e querem impor isso perante o mundo. 

‘Se Deus mata, mente, trapaça, discrimina e de outra maneira se comportar de um jeito que põe a máfia para se envergonhar, isto é ok, ‘Ele’ é Deus. Ele pode fazer o que Ele quiser. Alguém que adere a essa filosofia teve seu sentido de moralidade, decência, justiça e humanidade distorcida, além do conhecimento pelo mesmo livro que está pregando supostamente o contrário.’ – Dennis McKinsey

Nos textos Bíblicos está mais do que claro que Deus pega para si a responsabilidade de todas as coisas, então porque o religioso diz que e afirma que Deus não é o responsável por todas as coisas? Se Deus diz que é responsável pelo mal, então ele é responsável pelo mal, não importa o que o religioso diga do contrário. 

Se Deus diz que faz o surdo, aí eu te pergunto, fazer alguém surdo é bom pra quem? Se deus mata como ele fez no dilúvio, isto é bom pra quem exatamente? O Fato é que Deus, segundo os relatos Bíblicos colocou a árvore do bem e do mal no Jardim do éden. Se ele colocou a Árvore do bem e do mal, o mesmo está afirmando que tanto Adão como Eva, não sabiam o que era o Bem e muito menos o que era o mal. Em outras palavras, o relato de Gênesis está dizendo que ambos eram inocentes. Quando comeram do fruto perderam a inocência e viram que estavam nus. Agora eles sabiam o que era o bem e o mal no sentido moral. O que é mais uma afirmação do porque Adão e Eva não foram criados totalmente bondosos. 

O Fato de uma árvore conter toda a maldade e bondade, demonstra que Deus é o autor do mal e do bem. Caso contrário quem mais poderia ter colocado uma árvore do bem e do mal no meio do paraíso? O fato é que não existe base Bíblica para afirmar que um Deus totalmente bondoso existe, pois se existir, temos uma contradição e talvez essa seja a principal razão dos religiosos defenderem tanto um Deus totalmente bondoso, ou seja, ignoram ou arranjam justificativa par aos textos não entrarem em contradição. 

O religioso não tem provas, ou qualquer evidencia para tais afirmações em relação a moralidade. Tudo o que eles possuem é uma crença vazia, da qual o próprio Deus diz que cria o mal e faz o mal, o que explica perfeitamente o porque a árvore contêm o conhecimento do bem e do mal. É a melhor explicação para os textos Bíblicos ao qual deus afirma que faz o mal, assim como faz o cego e o surdo, a paz e a guerra e temos a confirmação de outros textos da própria Bíblia que diz que deus fez e criou todas as coisas o que implica na criação tanto do mal quanto do bem. 

O mal não é ausência do bem, pois sem o bem é impossível saber o que é mal. Da mesma forma que sem o mal, não é possível saber o que é o bem. Os religiosos não possuem qualquer base para afirmações de que deus é totalmente bondoso, simplesmente interpretam da forma que desejam e assim Deus se torna o que eles esperam.

Este tipo de posição religiosa é o velho truque de acreditar ignorando fatos. Os religiosos dizem o que é moral para Deus. Isto porque os religiosos querem acreditar em sua versão da crença, o que torna o acreditar muito mais importante do que o que de fato é. Eles trocam a moralidade pelo mal e dizem que o mal feito é justificável através de deus. 

A ciência explica muito melhor do que a religião a questão do mal. Nós vivemos sobre regras básicas providas pela Sobrevivência, Reprodução e Qualidade de vida. Animais, insetos, bactérias possuem essa programação básica. Nós, humanos, criamos diversos grupos com o passar do tempo, cada grupo criou suas Leis e Regras, baseadas nas três regras básicas. E assim a moralidade ganhou vida, e o que é certo ou errado para uma nação, não pode ser o certo ou errado para outra nação. Porém diversas Leis serão parecidas pois envolvem a necessidade de sobrevivência do grupo, de reprodução e também de melhora de qualidade de vida.

inclusive, explica muito bem a moralidade provida da Bíblia. Mesmo que o Cristão queira, o ônus da prova foi tirado de seu lado da moeda. Ou eles provam que Deus existe, o que também provaria que deveres morais objetivos existem, ou se calam, pois sem provas e evidencias eles possuem apenas palavras vazias. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O Problema do Mal: Deus é o Criador do bem e do mal? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli