Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Porque Deus Foi Criado pelo Homem?


    Quero que imagine um cenário de extrema pobreza. Um local onde 80% das mulheres foram estupradas e grande parte delas vendo o corpo para conseguir dinheiro para alimentar seu filho, do qual em muitos casos o Pai pode ter morrido em alguma guerra. Imagine um caos, no qual não exista energia elétrica, muitos dessas pessoas vivem nas ruas, necessitam do tráfico e de morte por encomenda. Imagine um verdadeiro inferno na terra.Este lugar se chama Libéria.

    Porém em meio a tanto caos, e principalmente quando a ajuda falha em chegar de diversas formas, a religião possuí enorme força e influência. Não existe outro meio de escape, ou é a religião ou algo pior. Qual você escolheria se estivesse nesta situação? Sem duvida a religião é o menor dos problemas nesta situação específica. Não é novidade que em locais de extrema pobreza a Religião ganhe enorme força, este é o único meio de escape daquela realidade sinistra e preocupante. A religião gera um conforto, gera por assim dizer uma redenção dos pecados e transformam vida em muitos casos.

    Não estou dizendo que a religião faz um bom trabalho, estou dizendo que quando existem poucas opções a religião ganha força. Porém em locais no qual a qualidade de vida tende a ter maior importância, a religião não tem mais a mesma influência como em localidades pobres ou necessitadas. Jesus mesmo em sua filosofia utilizava está mesma tática e funciona, hoje as religiões a utilizam basicamente em qualquer ligar ao qual for e existir a necessidade de conforto, de sentido, de uma segunda chance.

    Em lugares nos quais onde a sobrevivência não tenha a mesma influência, a necessidade de qualidade de vida é maior. Neste caso, queremos o melhor para nossos filhos. Pode-se dizer que a religião funciona como forma de fazer as pessoas alcançaram equilíbrio emocional quando o caos impera. Quando eu digo caos me refiro a qualquer situação da qual não exista um equilíbrio emocional e aonde a qualidade de vida é muito baixa e a necessidade de sobrevivência é muito alta.

        A crença é uma espécie de modo padrão do sistema cognitivo humano. Ela nos seduz com fortes intuições de que as coisas acontecem por um motivo, e por causa disso procuramos encontrar o motivo para as coisas que acontece conosco.

      O sofrimento, a dor, a pobreza, a tristeza, situações complicadas na vida como morte de parentes, doenças, situações financeiras complicadas, promessas entre diversos outros influenciam e muito milhares de pessoas entrarem para a religião, e muitas dessas pessoas acreditam que quando a coisa ficar ruim nós também nos tornaremos religiosos. Perder o controle e buscar padrões nos obriga a nos aproximar de Deus.

        Psicólogos acreditam que nossa mente inteligente luta constantemente para dar sentido ao mundo e para nossa vida. Para cada ação deve haver uma causa.

         A psicóloga Jennifer Whitson, da Universidade do Texas, em Austin, pesquisando sobre o que leva uma pessoa a interpretar certos fatos como intervenção divina enquanto outra pessoa os interpretam como obra do acaso, descobre, através de um experimento, que a sensação de não ter controle sobre o ambiente obriga o instinto a encontrar nas coisas algum sentido, ainda que falso, e, assim, a interpretar os acontecimentos como obra de um poder superior.


      
    Está é uma explicação muito interessante que pode explicar o porque o ser humano criou Deus. Pelo fato de nossa mente estar constantemente lutando para que o mundo tenha sentido, quando algo natural acontecia e não havia uma explicação, a busca por um sentido naquilo fez muitas pessoas aceitarem que uma explicação mais simples resolveria a questão: Foi deus. 

    Assim a humanidade inventou muitos deus, ou seja, deuses necessários para explicar os acontecimentos ao redor como sofrimento, ou até mesmo a chuva, e trazer sentido de vida. Ou seja, buscar um padrão em meio a realidade objetiva. A realidade e o caos provido por nosso universo e nossa vida. 

   A necessidade de nossa mente e sua luta constante por encontrar sentido no mundo e para nossa vida, criou objetos para adoração e que ao mesmo tempo explicasse o que não podiam explicar. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

5 comentários:

  1. Uai, se encontrar o sentido​ da vida não é o propósito pra viver qual seria então?
    Vocês dizem que nós somos errados em acreditar que Deus fez o mundo em 7 e que vocês estão certos que: um pequeno ponto que cabia o universo inteiro explodiu, aí milhões e milhões de anos passaram e estamos aqui? Quem realmente acredita em mágica? Então devimos esperar milhões de anos para Fukushima se construir sozinha depois de uma explosão?

    ResponderExcluir
  2. Eu não creio em nada eu faço escolhas

    ResponderExcluir
  3. Proposta boa, mas mal defendida pelo texto. Texto insuficiente.

    ResponderExcluir
  4. OlhodOmeiO , esse não é um texto profundo , com pesquisas históricas sobre ciemciê psicologia , sociologia ou qualquer outra forma de estudo para se chegar a definição de que Deus existe ou nao !! Eum texto informativo particularmente intuitivo e depende vc concordar ou nao com as alegações !... E sim ! Mesmo raso os argumentos trás um visão geral e sintática da opinião de alguém como eu e a razão temos convicção de que "Deus e deuses" foi criado na mente e subconsciente do homem como única opção para escapar de momentos ruins .

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Porque Deus Foi Criado pelo Homem? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli