Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Afinal existe ou não um Deus totalmente bondoso?



       Ouço com frequência diversos teístas afirmarem que o Deus de Israel é um Deus totalmente bondoso. Acho está posição teísta muito interessante, dado o fato de que o Povo de Israel não acreditava em um Deus totalmente bondoso. Em algum momento na história, o Deus de Israel foi trocado por um Deus totalmente bondoso.

Quando iniciei com este título muitos teístas dizem que isso é um absurdo. Uma das respostas que obtive foi: ‘isto não prova que Deus não existe’ (o que demonstra uma ignorância em interpretar e contextualizar um texto). Primeiramente não existem provas da existência de Deus. Caso existisse todos aceitaríamos como verdadeiras, já que seriam racionalmente compreensíveis, assim como vemos o sol todas as manhãs. 

Em meu último texto, coloquei a seguinte frase: ‘Essa ideia de um Deus totalmente bondoso, não existia como crença do povo de Israel. Essa ideia de um Deus totalmente bondoso, surgiu depois com o advir de Jesus Cristo’.

Como resposta, que ao meu ver o autor acreditou estar oferecendo uma excelente resposta, então utiliza alguns versículos da Bíblia como:

·  “Porque a tua benignidade se estende até aos céus, e a tua verdade chega até às mais altas nuvens.” (Sl 108.4)
·  “Piedoso e benigno é o SENHOR, sofredor e de grande misericórdia” (Sl 145.8)

E colocou mais outros textos. E depois acrescentou: ‘Todos esses trechos são do Antigo Testamento!!’.

Qualquer pessoa simples passaria por esses textos e daria a razão ao autor. Tudo o que o autor está dizendo é que segundo os autores da Bíblia Deus também era visto como um Deus que praticava a bondade. Lendo o Título de nosso texto temos que ‘Não existe um Deus totalmente bondoso’, isso não implica que Deus esteja ausente de bondade ou que seja exclusivamente mau, de fato está é uma das más interpretações sobre o caráter divino. Quando dizemos que Deus não é totalmente bondoso, queremos dizer que ele também tem a maldade, faz o mal, assim como pratica a bondade e faz o bem. 

Como nossos adversários compreenderam inadequadamente o nosso ponto de vista, então vamos deixar o ponto de vista de forma óbvia. Como gosto de dizer, vamos responder um teísta que utiliza a Bíblia como resposta, utilizando a própria Bíblia contra ele. 

Segundo a lógica do autor pelo fato de estar escrito ‘se estende até os céus’ ou ‘dura para sempre’, isso implica que a bondade divina é tudo o que há e nada além disso. Porém o povo de Israel não acreditava na Ideia de um Deus totalmente bondoso, acreditava na ideia de que Deus era tanto responsável pelo Mal quanto pelo Bem. Eis alguns textos que o autor negou e escondeu:

· Isaias 45:5-7Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. 
· Êxodo 4:11-12 : E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.  
· I Samuel 16:14-15E o Espírito do SENHOR se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do SENHOR. Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta
· I Reis 21:29: Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa. 
· II crônicas 34:24: Assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá
· II crônicas 34:28: Eis que te reunirei a teus pais, e tu serás recolhido ao teu sepulcro em paz, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar e sobre os seus habitantes. E tornaram com esta resposta ao rei
 · Amós 3:6: Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o SENHOR o tenha feito¿

Outras passagens: Jó 5:18 diz que deus faz a chaga e ele fere, Jó 42:11 diz novamente que o mal foi deus que o enviou . Nenhuma dessas passagens afirma que o homem é responsável pelo mal. Nem ao menos liga satanás com o mal ou maldade.

Acredito que esses textos falam por eles mesmo e demonstram exatamente o que queremos demonstrar, ou seja, o povo de Israel acreditava em um Deus que era capaz de tudo, inclusive de fazer o mal. O intrigante é que, como nos dias modernos um Deus que pratica o mal não é visto como adequado socialmente, então naturalmente com o passar do tempo mudaram a ideia principal do povo de Israel para uma ideia de um Deus moderno, que jamais faria o mal a alguém. 

Nem preciso escrever muito sobre esse assunto, já que a própria Bíblia demonstra que a oposição está equivocada na defesa de um Deus totalmente bondoso utilizando a Bíblia como fonte principal. Clique Aqui para saber quantas pessoas o Deus Bíblico matou
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

7 comentários:

  1. Seria um erro de interpretação achar que os termos "se estende até aos céus", " até às mais altas nuvens", "dura para sempre" entre outros, expressam APENAS "um Deus que praticava a bondade". Esses termos expressam grandezas imensuráveis, principalmente para os daquela época, onde o céu era considerado algo inacessível de tão alto. Se fossem utilizar os termos modernos, eles provavelmente diriam algo como "onibenevolente".
    Aqui vai outros trechos que deixam explícito isso:
    Habacuque 1:13a "Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar"
    DEUTERONÔMIO 31:4 "...TODOS os seus caminhos justos são...não há nele injustiça; justo e reto é."
    Está claro nesses textos que não há espaço pra nenhum tipo de maldade em Deus.

    Quanto aos trechos onde supostamente Deus faz coisas más, temos respostas a todos eles. Mas primeiro é preciso tirar um grande mal entendido.
    Um ser totalmente bondoso não é o que faz somente coisas agradáveis pra todo mundo. Muitas vezes ele deve provocar ou permitir coisas desagradáveis se forem necessárias para obter um bem maior de longo prazo. Por exemplo, um pai quando castiga um filho desobediente, ou um juiz quando pune um criminoso em nome da justiça, ou um professor que é exigente com seus alunos para que aprendam corretamente, estão sendo bons e não maus. Os melhores pais, professores e juízes não são os que só fazem coisas "boas" e agradáveis, mas os que se importam tanto a ponto de nos disciplinar se necessário. E quando acontece algo ruim a pessoas boas, é porque por meio disso Deus fará um bem maior para ela.

    Isso já responde vários dos trechos, mas algumas dúvidas podem ser tiradas aqui:
    https://danielalvespena.files.wordpress.com/2009/10/manual-popular-de-duvidas-enigmas-e-contradicoes-da-biblia-norman-geisler-thomas-howe.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não importa Felipe neste sentido felipe, pelo fato do povo de Israel acreditar que Deus era o responsável tanto pelo que acontecia de bom quanto pelo que acontecia de mal. A contradição se encontra em como é interpretada hoje os trechos Bíblicos. OS trechos Bíblicos são claros e deus é capaz de utilizar ambos, principalmente quando avaliamos a questão da árvore com o conhecimento do bem e do mal.

      Essa ideia de 'Onibenevolente' é moderna e não representa o que o povo de Israel acreditava. Visto que o povo de Israel era limitado pelo que conheciam e não pelo que nos conhecemos. Dizer que o povo de Israel não queria dizer o que diziam, é bem presunçoso da parte de um teísta, visto que o mesmo deve ignorar as crenças do povo de Israel para as próprias crenças e ideologias terem valor.

      Para o povo de Israel Deus era o responsável tanto pelo bem quanto pelo mal, porém para os seguidores do cristianismo hoje, deus é visto como totalmente bondoso. O problema se encontra na interpretação moderna e não na interpretação do povo de Israel

      Excluir
  2. O que não está claro pra você é que um Deus totalmente bom pode provocar coisas ruins quando ele tiver uma boa razão moral para isso.
    Vou te dar um exemplo:
    João: 9. 1. "E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. 2. Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? 3. Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus."
    Quem é o responsável pelo homem ter nascido cego? Em certo sentido foi o próprio Deus. Mas Deus não fez isso por maldade. Como diz o texto, Deus tinha um propósito para aquele homem, mas para cumprir esse propósito foi necessário que ele nascesse cego. Não sabemos o que teria acontecido se ele enxergasse, mas certamente seria algo bem pior. Deus pesou os pós e contras e decidiu fazer esse "mal" para obter um bem maior (talvez a salvação da alma dele, por exemplo). Nesse sentido Deus "cria o mal", mas com boas intenções.
    Você deve estar se perguntando: Como eu posso ter certeza que os hebreus acreditavam que Deus tinha boas intenções em absolutamente todas as suas ações?
    Resposta: Porque os hebreus acreditavam em Deut 31:4 "...TODOS os seus caminhos justos são...não há nele injustiça; justo e reto é." e Habacuque 1:13a "Tu és tão puro de olhos que não podes ver o mal"
    Esse texto é bem claro. Um Deus que tem más intenções, mesmo que de vez em quando, não seria descrito dessa forma. Todos (sem exceção) os seus caminhos são justos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te responder novamente de forma simples:

      1. Êxodo 4:11-12 : E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.

      Isso deveria ser o suficiente.

      2. Você está confundindo duas coisas:

      (A) O povo de Israel e sua posição em relação a Deus
      (B) O caráter do Deus Bíblico

      No ponto (A) o povo de Israel utilizava a 'bondade' e a 'maldade' como consequências daquilo que Deus acha correto. Porém vale lembrar que quando o povo de Israel perdia alguma guerra ou o vírus atingia e matava milhares de pessoas, o povo de Israel atribuía a isso Deus. Como se fosse uma maldição de Deus, como 'porque deus está nos punindo?'. Da mesma forma era utilizada para caso algo de 'bom' acontecia como vencer uma guerra ou quando a chuva caia do céu, que era tratada pelo povo de Israel como bençãos.

      De qualquer forma, o povo de Israel utilizava tanto a bondade quanto a maldade como formas de consequências divinas. novamente temos uma interpretação e tradução em muito equivocada em relação a um deus totalmente bondoso. E também vale lembrar que para os teístas, como o senhor Felipe, Tudo que envolve Deus é visto como bom, não por ser bom, mas por ser provido de Deus e logicamente deduzem que Deus é bom. Porém o Deus cristão é uma farsa, logo o que dizem ser 'bom' é uma mentira.

      No ponto (B) falamos sobre o caráter de Deus e o mesmo tem total poder tanto sobre o que é considerado com e o que é considerado mal. Assim como qualquer outro Deus antigo, para tais deuses eram destinados bondade e maldade, pois era assim que os outros povos na época de Israel também faziam. Logo, quando se fala de Deus, não importa qual seja, será visto como 'Bom', justo e totalmente benigno.

      Porém, tem um ponto que é ignorado pelos teístas, visto que nosso cérebro possuí diversos processos sendo eles, aquele que gera a convicção e a confiança de que o Deus que seguem é verdadeiro e assim passam a acreditar fielmente que aquilo que acreditam é verdadeiro. Desta forma veem Deus como bom e não compreendem as falhas lógicas na própria argumentação ou na ideologia que segue.

      Perceba que sua lógica, é sem sentido, pelo simples fato de não ter qualquer prova, evidencia ou qualquer informação de confiança que ao menos aponte na direção da existência do Deus que afirma existir.

      Em todos os versículos que passou não prova ou demonstra que Deus é algo ou deixa de ser, apenas demonstra que aqueles que escreveram sobre tais assuntos acreditavam nisso e não que de fato, aquilo que acreditavam era justamente o que acreditavam. Você aceita os textos Bíblicos como verdadeiros e sem falhas, como se fosse uma evidencia ou prova daquilo em que acredita, porém não são. Antes de dizer que Deus é bom ou algo do tipo, antes de utilizar a Bíblia como verdadeira, certifique-se de que os textos Bíblicos não são baseados em uma crença, da qual não tem qualquer base sólida.

      quando utiliza a Bíblia para provar a existência de deus ou sua bondade, pra mim é o mesmo que estar utilizando um livro do Senhor dos Anéis para provar a existência de dragões e fantasias. Antes de utilizar a Bíblia certifique-se de que ela não seja outro livro cheio de fantasias e mentiras.

      Excluir
    2. "Logo, quando se fala de Deus, não importa qual seja, será visto como 'Bom', justo e totalmente benigno. "

      Esse foi justamente o ponto que eu defendi. Você tinha dito que "a ideia de um Deus totalmente bondoso, não existia como crença do povo de Israel", e eu mostrei que eles realmente acreditavam que Deus era totalmente bom, assim como você acaba de confirmar que eles acreditavam nisso.
      Agora o que você está alegando é que as ações do Deus de Israel não eram realmente boas, apesar de eles acreditarem que eram.

      Você acredita que um Deus totalmente bom jamais iria "fazer um mudo ou um cego". Também acredita que ele jamais iria fazer um vírus matar milhares de pessoas ou fazer Israel perder uma guerra. Para você essas ações são intriscicamente más.

      Mas com base em que padrão moral você sustenta isso? Ao padrão da sua cabeça? Se for, é algo subjetivo. No meu padrão moral, Deus tem todo o direito de criar um surdo ou de castigar uma nação e isso não contradiz o amor absoluto dele. Ele faria ou permitiria essas coisas para obter um bem maior, e portanto, se ele não fizesse essas coisas aí é que ele seria mal.
      Porque o seu padrão moral é melhor que o meu? Qual é o fundamento objetivo dele?

      Excluir
    3. "Logo, quando se fala de Deus, não importa qual seja, será visto como 'Bom', justo e totalmente benigno. " > Essa é a visão pessoal de cada individuo através de diversos processo cerebrais que os obrigam a aceitar a existência de Deus como totalmente bondosa pelo fato de acreditarem em Deus.

      A partir do momento que disse 'isso é coisa de sua cabeça' demonstra que sua lógica se mostra equivocada. Obrigado por aparecer porém volte para o lugar de onde veio que eles vão prestar atenção em seus erros e falhas

      Excluir
    4. "demonstra que sua lógica se mostra equivocada" -> Explicite essa demonstração.

      Por que você não responde minhas perguntas? Com base em que padrão moral você sustenta que é moralmente mal Deus criar alguém mudo? É tão difícil responder isso?

      Excluir

Item Reviewed: Afinal existe ou não um Deus totalmente bondoso? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli