Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Submissão da Mulher na Bíblia - O que esqueceram de te contar

Encontrei essa imagem no FAce:




Só uma correção a submissão na Bíblia não deve ser contextualizada como é nos dias modernos. A razão é muito simples: A submissão de 2 mil anos atrás não é a mesma utilizada em seu texto. Diversos textos propostos por Paulo refletem que a mulher deve ser submissa ao homem, não falar enquanto ele não permitir, não dar opiniões e ficar em silêncio nas igrejas. Se a mulher apanhasse do homem isso era permitido e nem mesmo a Lei e a Justiça podiam interferir. Elas basicamente faziam o que o homem queria, naquele tempo segundo a vontade do homem. Eram insatisfeitas sexualmente, emocionalmente em muitos casos e tinham sua vida social limitada ao que o marido permitia. 

Essa parte sobre a submissão feminina na Bíblia ninguém te conta, visto que a contextualização moderna é 'boazinha' e ignora o que tem de negativo na submissão proposta pela Bíblia.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

8 comentários:

  1. Um dos textos que realmente causa muita polêmica na Bíblia Sagrada é o texto de 1 Coríntios 14. 34, que diz: “conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina.”. Muitos aproveitadores utilizam este texto, interpretado de forma isolada, para atacar a Bíblia Sagrada como preconceituosa e também muitas mulheres se sentem menosprezadas por não terem o entendimento correto do real significado do que Paulo quis transmitir aqui.

    No contexto em que está inserido esse verso, Paulo trata de um culto confuso que está sendo prestado a Deus na igreja de Corinto por causa de um exercício incorreto dos dons (1 Co 14. 26-32). São vários os problemas ali e Paulo trata os principais, dando ordens para que houvesse ordem e decência no culto para que todos fossem edificados (1 Co 14.40). E é nesse contexto que Paulo parece trabalhar um problema existente ali na igreja de Corinto que envolve algumas mulheres.

    Possivelmente se tratava de alguma intrusão não autorizada de algum grupo de mulheres nos cultos da igreja e que causava problemas no culto. Observe que no verso 35 Paulo estabelece que as mulheres consultem, em casa, seu marido: “Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja.” (1Co 14. 35).

    Paulo não deixa claro, por exemplo, sobre as que são solteiras e que não têm marido para consultar em casa, ou seja, não parecem estar incluídas nesse sermão de Paulo. Por isso, é bem mais provável que essa palavra seja para algum grupo específico de mulheres que estava causando desordem naquela igreja, e não uma ordem de Paulo que proíbe todas as mulheres em todas as épocas de falar qualquer coisa na igreja.

    Colabora com esse pensamento o fato de Paulo ter falado em 1 Coríntios 11. 5 que “Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada.”. Observe que nesse texto não existe a proibição da mulher falar. Inclusive relata mulheres que oravam e profetizavam em público. Ao que parece essas práticas de oração e pregação da palavra eram feitas nos cultos ou em reuniões da igreja, o que incluía a participação das mulheres de alguma forma. Esse fato fortalece ainda mais a ideia de Paulo estar tratando um problema pontual da igreja de Corinto.

    Assim, não há motivo para que as mulheres fiquem ofendidas com tal palavra do apóstolo. As mulheres podem sim ser muito usadas por Deus em diversos ministérios da igreja, inclusive falar na igreja, sem problema algum, claro, da mesma forma que para os homens, que sejam palavras embasadas na Escrituras Sagradas com ordem e decência.

    O princípio que Paulo trata da ordem e decência, da edificação mútua e da fidelidade às Escrituras são diretrizes para todos os cristãos em todos os tempos. Mulheres e homens que falam o que não devem na igreja, que não têm zelo pelas Escrituras Sagradas, que causam confusão e não edificação no culto, devem ficar calados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo amigo, porém vendo você defender a submissão proposta por Paulo de forma infantil como eu também o fazia em meu tempo de cristão.

      1. 'Conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar' - Esse texto de Paulo em si demonstram dois pontos de vista:

      (A) Realmente algumas mulheres tinham dificuldade em repeitar os cultos
      (B) a Crença da época sobre submissão é o fato da mulher fazer o que os homens em si pediam e queriam.

      Em outras palavras dizer que é somente (A) é um absurdo, pois entra então a segunda parte:

      2. 'mas estejam submissas como também a lei o determina'

      Aqui a palavra 'LEi' pode ser interpretada de duas formas e ambas estão corretas:

      (A) Segundo a tradição cristã e suas Leis a mulher na ordem da vida e para Deus é inferior ao homem, visto que as ideias daquele tempo era em grande parte avaliando a Biologia Masculina e Feminina e suas diferenças e assim fizeram muitas crenças baseadas nisso, o que se tornou em tradição com o passar do tempo. A Mulher então se tornou submissa, no sentido de não poder falar, não poder responder e principalmente fazer aquilo que o homem pedia ou queria, pois isso era visto como algo bom para Deus.

      (B) Segundo a Lei, também pode ser interpretado como a Lei era aceita na época por todos de forma geral, de forma geral a mulher era obrigada a ser submissa ao homem em todos os aspectos. Não tinham espaço na Lei, na ciência, no conhecimento, entre outras áreas pois para os homens da época a mulher era inferior e estes eram vistos como trabalhos de homens.

      Se você quer defender a Bíblia e dizer 'nossa não tem nada de errado na submissão da mulher' é melhor pensar duas vezes antes de dizer que a Bíblia demonstra uma submissão 'boa', o que de fato, não o é pois:

      1. A Lei do tempo obrigava as mulheres a serem submissas ao homem, como paulo mesmo menciona 'caladas' tanto na igreja tanto perante a LEi.

      2. a época as mulheres eram vistas como inferiores e por isso deveriam se manter como submissas.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Não acho que a biblbí deva obedecer o tempo. As Palavras do Senhor são eternas. Se o mundo influenciar a Palavra e a obediência, o problema é da pessoa e não dá Bíblia. Um casal que obedece a Palavra é mais feliz que outro que não obedece.

      Excluir
  2. Infelizmente isso é verdade, Paulo realmente era machista!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente isso é verdade, Paulo realmente era machista!

    ResponderExcluir
  4. “Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.” (Efésios 5.24).

    A comparação feita entre a submissão da igreja a Cristo e a mulher ser submissa ao marido é perfeita para explicar o que realmente significa essa submissão. Porventura, seria algo ruim, como igreja, estarmos submissos a Cristo? Não nos sentimos protegidos Nele, não sentimos prazer em fazer a Sua boa e perfeita vontade, em cooperar com Sua missão? Não confiamos na ação Dele e fazemos de tudo para agradá-Lo? Ele não é a nossa direção, nosso líder maior, nosso exemplo? Servir a Cristo não é uma das melhores satisfações que a Sua igreja pode viver? Não é uma bênção, ainda que possa haver tribulações envolvidas?Pois bem, esse é o exemplo máximo de submissão que deve haver dentro do casamento! O marido, tal qual como Cristo diante de Sua igreja, deve ser o líder do lar. Deve ser amável, atencioso, respeitoso, abençoador, protetor, sustentador, aconselhador, etc, com sua submissa esposa. Essa é a missão que Deus deu ao homem dentro de seu lar, esse é o seu lugar. Qualquer atitude violenta ou não amorosa não cabe aqui. A Bíblia diz aos maridos: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5.25). A pergunta que fica é: Qual esposa não se sentirá amavelmente impelida a ser submissa a um marido que a ama como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela? Esse é o segredo da submissão bem sucedida!

    A esposa deve tal qual como a igreja, se submeter à liderança do marido dentro do lar, cumprindo o propósito tão bem especificado em Gênesis 2.18: “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.”. A esposa deve ser uma amorosa auxiliadora, cooperando com a liderança – e missão – de seu marido para a edificação mutua. Lembrando que esse fato não faz da esposa maior nem menor que seu marido, pois ambos foram feitos à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.27).

    Partindo agora para uma pequena análise do termo “submissa” empregado na Bíblia, vemos que a palavra grega usada é “hupotasso” e é formada por duas outras: “hupo”, que significa “sob”, e “tasso”, que significa “colocar em ordem, organizar”. A expressão completa significa algo como “estar sob a liderança de alguém que organiza, de um líder”. Assim, até na aplicação da palavra, o marido é reconhecidamente identificado como o líder dentro do lar e a submissão da esposa uma realidade abençoada para o bom andamento do relacionamento e do lar. O termo não sugere uma relação de obediência cega e à força, mas de boa vontade, voluntariamente e para um bem comum.Assim, a submissão bíblica da mulher nada tem a ver com inferioridade e nem com o homem ser o “bam-bam-bam” no relacionamento, tratando sua esposa como um objeto. Antes, significa cooperar mutuamente, cada um em seu papel para um bem comum, que é a edificação do lar e de cada um em amor.
    Retirado do blog: esbocando ideias

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Submissão da Mulher na Bíblia - O que esqueceram de te contar Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli