Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

As Falhas Morais do Catolicismo


Uma das principais crenças no Cristianismo é que Deus é o principal e único responsável pela moralidade. Isso implica que a moralidade para o Cristão é imutável, ou seja, não muda ou se adapta com o passar do tempo. Na moralidade Cristã dentro do Catolicismo, assim como em outras religiões cristãs, tem a parte da qual se adequá com os tempos modernos e as quais estão atrasadas e ultrapassadas.

Diversas nações tem dado grandes passos na ética e na moralidade. Nossas Leis se adaptam conforme a necessidade e assim continuamos a progredir mais e mais. Porém, as religiões oferecem um atraso moral, o que implica em consequências terríveis para nosso meio de convivência.

Na postagem de hoje, iremos abordar alguns pontos falhos em diversos pontos da moralidade ultrapassada imposta pelo catolicismo. Para os teístas de uma forma geral, a vida é prioridade. O que claramente demonstra que eles serão contra o aborto independente de que situação seja. Essa é uma das principais razões do porque o aborto não é liberado em nosso país: influência religiosa.

Um caso que chocou muitas pessoas, foi o que aconteceu a pouco tempo atrás, ao qual uma mulher que fez o aborto foi condenada pela igreja e excomungada, e o estuprador foi absolvido por seus atos. Aqui temos o quanto a moralidade católica é ultrapassada nessas questões. Tentei compreender a lógica por trás de tal decisão, e é totalmente inapropriada. Vou lhe explicar o porque.

Um estuprador sempre cometerá um ato pior do que a pessoa que aborta, por três razões:

1.                      Obrigará a pessoa a fazer aborto.
2.                      Além de fazer sexo sem consentimento da pessoa, destruiu e levou enorme sofrimento para a vida da vítima, da qual é muito provável que nunca superará totalmente o que passou.
3.                      Afetou negativamente a vida de diversas pessoas ao redor da pessoa, além de levar a pessoa a ser excomungada pela igreja.

Porém, para o Catolicismo, a mulher que abortou tomou uma atitude muito pior, eis as razões:

1.   O estuprador após seu ato será absolvido, pois é um pecador e Deus perdoa os pecados dos pecadores, exceto daqueles que abortam. Mesmo que o estuprador seja o responsável direto pelo aborto.

2.     A pessoa que abortou cometeu um ato horrível contra a vida, e merece ser punida adequadamente por isso, porém o estuprador, deve ser abraçado na comunidade para que mude seus atos pois Deus o absolverá de seu pecado, mesmo tendo destruído a vida de diversas pessoas de uma única vez.

As consequências do ato do estuprador é muito pior do que a da pessoa que abortou, porém na lógica Católica, o maior crime foi feito ao abortar. O crime contra a vida, foi cometido pelo estuprador, já que sem o estuprador a pessoa não teria sido vítima de agressão sexual e muito menos teria abortado.

As falhas Católicas em sua forma de Punir os Pecados do Estuprador

Existe uma regra que diz assim: Se alguém recompensar positivamente comportamentos negativos, o individuo terá motivos para continuar a fazer tal ato e em muitos casos, se achará certo de o fazer.

Quando uma mãe educa o filho, a mesma deve punir as ações negativas de forma adequada. Se a mãe não punir adequadamente os comportamentos negativos, é muito provável que tais comportamentos vão se repetir. O mais intrigante é que não importa o quanto a mãe ame a criança, a criança repetirá o mesmo comportamento mesmo assim.

A Igreja Católica com um estuprador é como uma mãe que não pune seus filhos por comportamentos negativos. Por mais que a Igreja católica não queira, é muito provável que o estuprador cometa o ato novamente. Demonstrar amor, companheirismo, perante comportamentos e atitudes negativas, raramente fará tais comportamentos e atitudes desaparecerem. Não importa o quanto a pessoa seja ameaçada com o inferno. Simplesmente não funciona.

Então, porque a Igreja Católica não muda essa falha moral?

A resposta é muito simples, entrariam em contradição. O que implica em dizer que ‘a moralidade divina muda com o passar do tempo’, quando a Bíblia é clara em relação a isso, ou seja, a mesma declara que ‘não importa quanto tempo passe, a palavra não muda. Deus não muda. A natureza de Deus não muda e dura para sempre’.  Essa é a principal razão do porque continuarem a aceitar uma moralidade ultrapassada, imponto assim um mal estar em toda a sociedade. Já que querendo ou não, a influência católica afeta tanto a política, quanto a vida de pessoas que em nada tem a ver com os problemas e erros católicos.

Esse problema moral, já se repetiu no passado?

Acredite ou não esse problema se repetiu no passado e a igreja lidou de forma totalmente negativa. Existe um documentário chamado ‘Silêncio na casa de Deus’. São histórias chocantes de pessoas que foram abusadas, molestadas, estupradas por Padres e Freiras. A parte ainda mais chocante era o fato do PAPA saber e utilizar as piores estratégias para resolver a questão.

Como era resolvido o problema pela Igreja católica?

Eles até tentavam resolver o problema, porém nunca de forma eficiente. Para que os casos de pedofilia, estupro, mal tratos, abuso sexual, violência e etc. os mesmos eram abafados pelo vaticano. Muitas freiras cientes do que estava acontecendo, omitiam e raramente levavam o problema para o Papa. Por anos, crianças surdas e mudas sofreram mal tratos por diversos Padres e responsáveis, principalmente em orfanatos ou em lugares em que as crianças ficavam pois os pais não tinham condição de ter as crianças por perto todo o dia.

Quando algum caso em particular, de padre abusando crianças ganhava destaque e poderia ser prejudicial na visão do vaticano, então os mesmos eram direcionados para outro local. Os padres não eram punidos adequadamente por seu comportamento negativo, recebia um aviso de que deveria parar, porém NUNCA foi expulsos da Igreja por seus atos. Continuavam a pregar sobre o amor de Deus, porém quando ninguém estava vendo, eles praticavam o mal com crianças.

A Igreja até mesmo tentou criar um local distante para que esses padres estupradores, pedófilos, manipuladores, abusadores ficassem até ‘perderem tal insanidade’. Medidas ineficazes que permitem que algum mal caráter continue a praticar a maldade, afetando negativamente diversas pessoas.

A Igreja católica NUNCA utilizou de ferramentas e estratégias adequadas que resolveriam a questão, muito pelo contrário, abafavam os casos, e mandavam os padres para outra cidade. Não resolviam o problema, e mais e mais crianças e pessoas eram afetadas negativamente e tinham suas vidas destruídas por causa de Padres e Freiras.

É muito importante que a Igreja cometeu esse ‘pecado’ e vem cometendo essa falha a milhares de anos. Hoje, os meios de comunicação rapidamente espalham a noticia, agora imagine em um período em que não havia radio, televisão, jornais, internet e outros meios de comunicação. Estes atos aconteceram no passado e ainda acontecem no presente.

A igreja católica não se posicionou adequadamente sobre está questão, porém em relação ao aborto são bem claros, para a Moralidade católica, o ato de estuprar alguém, é inferior ao ato de abortar, mesmo que o estuprador seja o principal responsável pelo aborto.

A Vítima que foi OBRIGADA a fazer um aborto, além de passar por uma situação horrível de ser estuprada, de passar momentos em angustia, e depois de muito sofrimento e choro em seu quarto, em sua cama, com sua família, com seus amigos, tem que tomar uma decisão muito difícil e decide abortar. Então, a Igreja católica com todo o seu amor, aumenta ainda mais o sofrimento, angustia da família mas principalmente da vítima, ao excomungarem a vítima de estupro. Agora, a pessoa está muito mal pelo que aconteceu com ela, tanto pelo estupro quanto pelo aborto (já que foi uma decisão difícil de ser feita) e agora, tem que aguentar a dor de ser excomungada de algo que ela fazia parte, que tinha como uma família.

A indignação, quando me coloco no lugar dessa pessoa, é tal que é possível ver que o estuprador é tratado como ‘um pecador, que caiu e merece uma nova chance’, porém a pessoa que foi estuprada teve a chance de ‘não ser estuprada’¿ Porque o estuprador que obrigou que a mulher fizesse um aborto além de destruir a vida da vítima e das pessoas próximas a elas, merece ser absolvido por seu ato?

NÃO FAZ SENTIDO.

Este tipo de postura Católica se remete ao tempo em que Israel utiliza Leis e Regras parecidas. A própria Bíblia nos diz que, quando uma mulher sofria estupro, ela deveria se casar ou se juntar com quem a estuprou. Novamente, temos uma posição inadequada, porém ainda pior do que ser excomungada da Igreja, ou seja, uma obrigação de viver com quem a estuprou, não gostando da pessoa e tendo que passar a vergonha todos os dias em sua casa.

Se fosse um homem que sofresse estupro, o mesmo poderia ser acusado de homossexualismo e ser morto. Como a moralidade moderna é superior a moralidade imposta pela Igreja católica, a mesma tirou a consequência de que a mulher deve se casar com quem a estuprou, e assim a nova regra diz que a pessoa deve ser excomungada da igreja por abortar.

A parte mais intrigante é que, qual a posição da igreja se a pessoa decide não abortar¿ O que a igreja faria¿ Nada. Na visão católica, quando a vida é preservada, nada precisa ser feito. O pecador que estuprou alguém, será absolvido e terá a benção do padre, ao qual recompensam atos criminosos e horríveis de forma positiva. Enquanto a pessoa que foi estuprada, terá que seguir sua vida, tendo que lembrar eternamente do ato que foi obrigada a passar.

Neste caso a Igreja passa como ‘Juiz’, ou seja, tomando o lugar de Deus. Em outras palavra, Homens que se posicionam como Deus, que possuem alguma forma de ‘necessidade de poder’ e ‘insanidade de que são santos’, para que julguem, segundo o que a própria Igreja decidiu o que seria certo ou errado. Ou Melhor, Homens decidiriam o que seria certo ou errado.

Conclusão: Algumas religiões possuem uma moralidade ultrapassada e não a mudam por nada. A partir do momento em que mudam, entram em contradição e são obrigados a aceitar que vivem uma farsa. Para que a contradição seja evitada, então é melhor aceitar a moralidade falha como é.

Isso sem duvidas é revoltante e principalmente nos revolta pelo quanto uma pessoa quem que sofrer e o abusador, não sofre praticamente nada. Quando este tipo de ato ocorrer o governo deveria ter poder para intervir e punir a religião por seus atos inadequadas, dos quais afetam diversas pessoas erradamente. Não importa se a Igreja se posiciona como certa, tal posição como a da igreja, deveria ser tratada como ato hediondo. Desta forma a igreja deve ser processada, não pela vítima, mas pelo governo. A religião não tem o direito de dizer o que é certo ou errado.

Outro ponto importante é que, existem diversos Padres e Freiras que se indignam com isso. Principalmente quando veem que nada podem fazer. É incorreto julgar todos as Padres e Freiras, pelos atos de muitos padres e Freitas pedófilos e abusadores. Isso seria o mesmo que um teísta acusar todos os ateus de serem pessoas ruins e más, pelo simples fato de não serem pessoas religiosas. É muito importante que tal erro não seja cometido, pois assim como acontece e aconteceu tais atos dentro da igreja católica, também acontece na Igreja evangélica, alguns ateus também já praticaram ou praticam este ato de abuso. Não importa a crença ou a descrença, sempre existirá pessoas que farão o mal e pessoas que farão o bem.


Seguir qualquer religião e sias ideologias, é ser obrigado a aceitar uma moralidade que se mantêm fixa, imutável, o que implica que, quanto mais o tempo passar, mais ultrapassada será a moralidade religiosa. Quanto mais tempo passar, mais ficará claro que as ideias religiosas, somente serviam em um tempo de escuridão, ignorância e superstição. É ali que a religião pertence e é ali que ela sempre pertencerá. No futuro as pessoas não seguiram a igreja pelo que a igreja é, mas sim pela necessidade de se conectar com algo superior a si mesmos. Porém tais pessoas terão conhecimento de que a religião, somente tem valor pessoal e nada mais. Ou seja, uma forma de se sentirem bem consigo mesmas. Esse é o futuro da religião. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: As Falhas Morais do Catolicismo Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli