Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

A Crença em Deus e a Crença em Papai Noel.


Estudando sobre a partir de que momento a crença começa a surgir, descobri que a partir dos 2 anos, quando a linguagem começa a se desenvolver, este tende a ser o período mais intenso de crença. Ainda não se sabe exatamente em que momento a crença em Deus começa a fazer sentido para a criança, mas já sabemos que nenhuma criança nasce acreditando em Deus, a partir dos 6 meses é possível compreender indícios de alguma crença, como a do Papai noel. Mais tarde a criança se adapta melhor ao mundo, e se a mesma nascer em uma família que acredita no sobrenatural, a criança tenderá a ter medo, acreditando que é algo real quando é apenas fantasioso.
A crença em Papai Noel é um ótimo exemplo, já que diversas crenças que aprendemos desde pequenos, estimulam a crenças maiores quando crianças se tornam em adultos. É como se fosse um reforço a crenças anteriores. Porém, tais crenças estimulam a imaginação: Estimular a crença no Papai Noel (e em outras figuras mitológicas) tem outra função valiosa, que é a de aumentar a criatividade das crianças. Ao delinearem internamente cada personagem, definindo suas características, os pequenos são expostos a experiências originais de imaginação. "Sem essas experiências, o pensamento ficaria muito restrito", define Carolina Scheuer, psicóloga especialista em psicanálise da criança. "A imaginação é um recurso que nos transporta para todos os tempos, todos os lugares. Ajuda, inclusive, no desenvolvimento da linguagem", acrescenta a psicoterapeuta e contadora de histórias Alessandra Giordano.
Apesar dos muitos perfis, se a crença no Papai Noel persistir depois dos 10 anos, o que é mais incomum, os pais podem procurar refletir se está faltando alguma outra fonte de fantasia para a criança.
A crença em Deus tem raízes mais profundas e não pode ser facilmente demonstrada como falsa, como no caso do Papai Noel. Como afeta questões importantes para adultos como o Sentido existencial, Sentido de Vida, Convicção, Certeza, também possuí base na duvida, já que o cérebro busca padrões para que as coisas ao nosso redor façam sentido, e um desses padrões assim como o papai noel é para as crianças, assim os adultos são em relação a Deus.
Algo bem interessante e que vale a pena refletir: Ninguém nasce acreditando em Deus, se aprende a acreditar nele. O que demonstra que Deus, da forma que conhecemos, é uma Criação da necessidade do homem em se adaptar ao mundo e a realidade a seu redor. Acredito que está é a melhor definição do que é 'Deus'. É necessário compreender os medos, e principalmente as necessidades psicológicas de um individuo para compreender o que os levam a acreditar em Deus. Uma vez que Deus é uma construção através de nossas necessidades é possível rastrear aquilo que leva milhares de pessoas a acreditar em Deus.
Assim como devemos refletir se a crença em Papai Noel persistir após os 10 anos, devemos fazer o mesmo a partir dos 25 anos em relação a Deus. Uma realidade difícil de aceitar para milhares de pessoas, já que aprenderam através das necessidades que Deus é real, logo para tais pessoas isso é uma prova da existência de Deus.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: A Crença em Deus e a Crença em Papai Noel. Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli