Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 13 de setembro de 2015

Questões morais que não podem ser respondidas através de Deus

> Os deveres morais são impostos em nós desde quando nascemos ou vamos adquirindo com o passar do tempo?

> Como as necessidades humanas afetam o que é certo e errado, criando padrões?

> Como o sistema límbico interage com outras partes de nosso cérebro gerando a convicção no que é certo ou errado?

> O ser humano nasce bom ou nasce mal?

> Qual a estrutura primária que todos os seres humanos possuem e como ela nos afeta no dia a dia?

> Como questões de sobrevivência, reprodução e a busca por melhorar a qualidade de vida, afetam a moralidade?

> Quais são as diferentes moralidades existentes quando comparamos as necessidades humanas?

> Como Cs Lewis demonstra que Deus está ligado com o que nos motiva a ajudar alguém ou a não ajudar alguém?

> Como CS Lewis explicaria que em alguns lugares as pessoas fazem o mal? Será que esse processo tema ver com Deus decidindo ou é algo que não precise de Deus?

> Porque nos adaptamos ao nosso ambiente, e através de diversas necessidades nos adaptamos ao que é certo ou errado? Isso é necessário Deus ou é de responsabilidade de diversos processos cerebrais?

Essas foram algumas perguntas interessantes sobre a moralidade, da qual não se pode responder através de alguma divindade.



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

5 comentários:

  1. Gabriel, gostaria de uma explicação sua sobre isso:"No que se refere aos pobres, por exemplo, os liberais acreditam que a melhor maneira de ajudá-los é a assistência governamental. Contudo, uma vez que os
    conservadores acham que tal assistência cria dependência, eles prefeririam estimular oportunidades econômicas, de modo que os pobres pudessem ajudar a si mesmos. Perceba que o fim é o mesmo (ajudar os pobres), mas os meios são diferentes. Do mesmo modo, tanto os militaristas quanto os pacifistas desejam a paz (o fim); simplesmente discordam quanto à questão de um grande poderio militar ser um meio para se alcançar a paz. Ambos concordam com o fim absoluto; eles
    simplesmente discordam quanto aos meios relativos de se alcançá-lo." No caso os valores morais objetivos existem o que muda é a interpretação de como alcançá-los. O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Sobrevivência, reprodução, processos cerebrais e a adaptação ao ambiente, a busca por qualidade de vida, imposições biológicas, são os principais componentes presentes em qualquer ser humano. O que muda é o ambiente ao qual o individuo se encontra, assim como a importância da adaptação aos Leis e Regras, o que gerará basicamente 5 pontos morais:

      > Moralidade baseada na individualidade (subjetividade de cada individuo)
      > Moralidade baseada em Grupos, ideologias, famílias (subjetiva a cada família, ideologia ou grupo)
      > Moralidade baseada na cultura (subjetiva a cada cultura)
      > Moralidade baseada na nação (subjetiva as necessidades de cada nação)
      > Moralidade baseada na espécie (obrigação para toda a espécie)

      Não importa em quais delas, os processos cerebrais continuam a funcionar e a gerar a convicção nas Leis e Regras de determinado ambiente. Com as imposições que nos levam a querer sobreviver, reproduzir e a procurar melhorar a qualidade de nossas vidas, temos certas necessidades imutáveis não importa qual nação, cultura ou individualidade que seja. Como estamos programados a evitar a dor e a buscar aquilo que nos traz prazer, a vida social ajuda e muito a diminuir a dor, e essa é uma das diversas razões que nos influencia a viver sem fazer o mal aos outros, dada também a nossa empatia com a capacidade de nos colocar no lugar dos outros e sentir a dor que os outros sentem.

      Outro ponto muito importante que o ser humano em si, não é um animal violento, mas que pratica a violência dependendo de suas necessidades, da qual influencia dentro dos 5 pontos morais mencionados acima.

      Além do mais, uma vez que uma convicção é gerada em prol de alguma conexão, como por exemplo, a conexão com os pais que nos obriga a não matar nossos pais, pois são obrigatoriamente necessários emocionalmente, além de saciar nossas necessidades primordiais de sobrevivência, reprodução e qualidade de vida, é criado diversos inibidores. Os inibidores são as barreiras impostas que impede que alguma convicção ou crença seja derrubada.

      Outro ponto importante, é que as Leis e Regras, como a não matar ou não usar a violência, é baseada na ligação de nossas emoções com tais Leis e Regras. Por exemplo, a conexão com nossos pais é profunda, e superior a falta de conexão. Logicamente, pela conexão que temos com nossos pais, isso impedirá que matemos nossos pais. Ou seja, a conexão que temos com um determinado objeto, torna esse objeto necessário. Eis um exemplo de como a moralidade funciona através da conexão que temos com um determinado objeto : uma pessoa é roubada e várias pessoas matam o assaltante. neste caso, podemos observar que o grau de conexão com a 'morte do assaltante por ter roubado' é superior a conexão que essas pessoas possuem com o 'não matarás'. Aqui temos um exemplo de como a conexão com os objetos tornam tais objetos necessários.

      Outro exemplo de necessidade obrigatório: Todos nós temos fome. Sabemos como a fome pode ser algo terrível. Como a alimentação é uma das necessidades obrigatórios, logo nossas Leis e Regras, principalmente de uma nação, é baseada em erradicar a fome. Perceba que racionalmente, não tem como decidir se é certo ou errado alimentar as pessoas, porém, a necessidade é maior que o dever. Em outras palavras, sempre que existir necessidades obrigatórios, essas necessidades influenciam nos deveres morais.

      Excluir
  2. Entendi. Então no exemplo citado acima por mim, se encaixa na moralidade baseada na espécie? Estive analisando o argumento que eu citei pra voce e cheguei a uma conclusão interessante: mesmo que o objetivo final seja erradicar a pobreza, tanto a esquerda quanto a direita pelo fato de divergirem em quais meios se atingir já é uma questão RELATIVA. Creio que os teístas neste ponto fazem uma confusão entre moral e ética, misturam os termos afim de confundir a cabeça do leitor. Se a moral fosse tão objetiva assim por que Deus iria permitir o ser humano fazer várias interpretações dela? Porque por mais que as intenções sejam boas, os resultados serão diferentes e por vezes pode-se chegar a um resultado negativo. Mas se a ética for universal ela é infalível, ou seja não erra? Se pelo fato dela ser um construto humano também não pode ser passível a erros (ignorando o lado instintivo)?

    ResponderExcluir
  3. Só uma observação, você cita vários tipos de moralidade e coloca entre parenteses "subjetivo a". Subjetivo seria se fosse relacionado a um sujeito (um só indivíduo), creio que o correto seria "relativo a". Na questão moralidade individual até ficaria correto, mas as subsequentes que são grupais não.

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Questões morais que não podem ser respondidas através de Deus Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli