Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 14 de abril de 2015

Texto Resposta: Ateísmo é uma Ideologia?


    Este é um texto resposta ao vídeo de Clarion que você pode ver logo abaixo:



       Bem, Senhor Clarion, gostaria de fazer algumas correções sobre sua definição de ateísmo.

        1. Ateísmo pode ser considerada como uma posição pessoal de não crença em nenhum Deus, porém isto não implica que o ponto 2 inexista.

        2. Ateísmo também pode se transformar em uma ideologia, porém não em um culto ou seita (mesmo que alguns transformem certo segmento ateísta em uma seita ou culto). Isto quer dizer que algumas pessoas aceitam o ateísmo da mesmo forma que um teísta aceita o teísmo.


        Sabendo que o ateísmo também é aceito por muitas pessoas como uma ideologia, então é natural que ateus defendam suas posições. Este  ponto é muito interessante, para defender a posição ateísta é necessário que ela tenha uma base e se tem uma base, então pode ser considerada como uma ideologia. Está ideologia ateísta, em muitos casos, principalmente entre ateus conscientes e maduros, tende a ter sua moralidade baseada na Constituição, tem como busca por conhecimento sua base na Ciência. A diferença entre ideologia teísta e ateísta, é que no teísmo é um sistema fechado enquanto no ateísmo é um sistema aberto. 


      Sem contar que pode-se ser ateu sem ter qualquer prova ou evidencia. Assim como um teísta que pode ter aceito deus sem qualquer prova ou evidencia. Porém a confiança que é gerada por qualquer uma das posições, não tornam nenhuma delas mais válida que a outra. Um ateu tem seu sentido de vida voltado a viver, um teísta tem seu sentido de vida voltado a viver para deus. Mesmo que o sentido de vida tenham sido direcionados para caminhos diferentes, o sentido de vida não tem o suficiente para validar que o teísmo seja melhor que o ateísmo e vice versa.  Logicamente temos que questões pessoas não provam que algo é real, apena oferece sentido que é direcionado ao objeto que gera o sentido de vida.

    Porém, o ateísmo pode ser aceito como uma ideologia e deve ser aceito como uma ideologia, mesmo que o ateu diga 'eu simplesmente não acredito em nenhum deus, nada mais do que isso'. Quer o ateu queira ou não, existem diversas implicações no argumento que o mesmo utiliza para justificar sua posição. Eu, como ateu, demorei anos para compreender isto. 

    Utilizando um dicionário, vamos avaliar a definição de ideologia: 

        Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica.1 No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.

     Acredito que a definição fala por si, e de fato o ateísmo pode e deve ser considerado como uma ideologia, quer o ateu aceite ou não, o ateísmo continuará a ser uma ideologia. É claro que está ideologia pertence a um sistema aberta e que se modifica conforme a ciência, a cultura e o progresso humano se modificam, ou seja, se torna melhor conforme os anos passam. O que é bem diferente de um sistema fechado como o religioso. Como eles possuem uma Base, a estrutura desta base não muda não importa o tempo que passe. Este deve ser um dos principais problema ao redor do mundo que envolve a religião, ou seja, sua dificuldade em se modificar com o passar do tempo e com o adquirir de novos conhecimentos. 


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

1 comentários:

  1. Muito bom mesmo seu texto, grato, conheci essa madrugada seu canal e seu blog, estou amando o que escreve.

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Texto Resposta: Ateísmo é uma Ideologia? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli