Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sábado, 25 de abril de 2015

Erros Teístas e ateísta : A Falácia da Melhor resposta e a falácia do Nada como Resposta


     Quantas vezes ouvimos está frase em debates? William Lane Craig é um dos principais adeptos a este tipo de posicionamento. Porém este é um posicionamento adequado a ser feito? É isso que veremos.

      A Base da Crença

      No Passado diversas crenças foram inventadas para saciar nossas necessidades e curiosidade. Utilizar um deus ou uma divindade era a explicação que supostamente melhor se encaixa com o mundo natural. Sendo honestos se nós estivéssemos naquele tempo sem o conhecimento moderno, em nossa ignorância iriamos aceitar a resposta mais adequada e provavelmente acreditaríamos em Deus. Não fique chateado, tem muito texto ainda.

     Como não saberíamos o porque a chuva cai, provavelmente faríamos como o povo de Israel que dizia que a chuva era bençãos de Deus e a Seca maldição. Talvez se eles possuíssem um pouco do conhecimento moderno, saberiam como funciona o Clima. Muitos anos depois surge a ciência, e descobrimos que a chuva não é uma benção de deus, é um fenômeno natural, do qual utilizar Deus como resposta é totalmente inadequado. Assim como a Gravidade, Evolução, Seleção natural, Cérebro, entre diversas outras.

      O Mistério do não saber leva a busca por respostas e por padrões que favoreça o que se acredita

      Não é novidade que o mistério nos surpreende. O Mistério nos levou a criar uma ferramenta maravilhosa chamada ciência. Nossa curiosidade nos levou ao espaço e aos lugares mais profundos de nossos mares. O Mistério nos motiva, porém existe um limite entre conhecimento e mistério. Nem todo mistério pode ser respondido aqui e agora, porém muitas pessoas ao redor do mundo fazem como o povo de Israel fazia em seu tempo com a chuva, eles arriscam na incerteza. O que importa para muitos deles é a satisfação e o conforto produzido por terem a certeza de algo.

      A Falácia do Deus das Lacunas é o principal motivador e faz diversas pessoas aceitarem que Deus é o responsável por algum mistério não solucionado. Nem percebem que sofrem de algo chamado de Viés da Confirmação e do Raciocínio motivado. De fato se alguém utiliza o mistério como meio de crença, então Deus é um bolso cada vez mais vazio. Um dia o mistério acaba e a crença também. Assim como aconteceu com milhares de crenças.

      A Falácia da melhor resposta é utilizada com frequência em debates importantes. Wiiliam Lane Craig em diversos de seus debates principalmente na conclusão diz: 'baseado no que vimos, qual a melhor explicação? a Melhor explicação é Deus.'

      Porém a 'melhor explicação' não é uma justificativa para uma crença, pois não existe certeza. É o mesmo que tentar responder que 1+1=2 porém sem poder afirmar que é 2. É basear a crença na incerteza. É o mesmo que apostar sua vida, com grandes chances de estar errado. A incerteza é importante pois no motiva a buscar uma resposta, porém arriscar na incerteza é o mesmo que dar um tiro no escuro e torcer para acertar alguma coisa. É tapar os olhos e torcer para que não caia em um abismo em seu caminho.

    A falácia do nada também é bem conhecida. Se os religiosos em muitos casos utilizam deus para explicar o que não entendem, muitos ateus e cientistas utilizam o 'nada' como explicação para suas afirmações. Porém dizer 'nada' ou 'deus' é a mesma coisa,  já que ambos os lados estão demonstrando que não fazem ideia do que seria a resposta adequada para o nada ou a resposta adequada ao mistério . Neste caso um teísta sempre irá vencer um debate contra pessoas que utilizam o 'nada' como resposta, já que entre o nada e deus, deus é mais plausível e possuí melhores argumentos. Está é a razão de Hitchens ter ficado atrás no debate contra William Lane Craig. Clique Aqui para ver o debate.

    O Multiverso é a resposta mais adequada, e a questão será baseada no que seria a estrutura que permite que universos possam ser 'criados'. Para piorar ainda mais a questão diversos teístas não entendem a falácia do nada e acabam utilizando diversos argumentos fracos para demonstrar o quanto possuem uma falta de conhecimento sobre o assunto. Clique Aqui e Aqui para compreender melhor o que estou falando.

    Uma Explicação simples sobre o Mulverso ou o que seria a 'estrutura' ou suposta 'máquina' de Multiverso são as imagens abaixo. Vamos conferir.


    Nosso universo na Imagem acima seria aquele ponto no meio da imagem. O que tem em volta de nosso universo? Deus? Temos um fundo totalmente preto, sem luz, porém como nosso universo pode estar aonde está e possuir a estrutura que possuí?  existe uma estrutura que gere e mantêm nosso universo como ele é sem altera-lo. O que responde ao problema do ajuste fino, se parar para pensar. Vamos olhar mais uma imagem:
 

     A Imagem acima representa dois universos diferentes em diferentes partes da mesma estrutura. O que temos que fazer é descobrir como essa estrutura funciona e assim compreenderemos o porque nosso universo surgiu. Perceba que dizer 'nada' é o mesmo que dizer 'não faço ideia de como isso acontece' e por causa dessa 'não faço ideia de como acontece' os religiosos dizem 'é Deus', pois deus para eles é a melhor resposta neste caso. Lembre-se que : Falta de conhecimento não é prova da Existência de Deus é ignorância e que fazer as perguntas erradas, leva a conclusões erradas.

    Bem, a estrutura do multiverso tem bases na teoria do Big Bang, e a quantidade de universos que poderiam existir no multiverso ou nesta estrutura, seriam impossíveis de serem contados, o que demonstraria que nosso universo é apenas um entre vários. Não devemos imaginar a estrutura como uma máquina gerando universo, devemos compreender que o universo faz parte e pertence a essa estrutura, ou seja, o universo não está fora, nem distante ou ausente. Ele faz parte. Um exemplo simples, as células do seu corpo são universos do qual pertencem ao multiverso e a estrutura que é eterna e infinita.

   Bem, se existe um Multiverso e não podemos saber quantos universos existem, podemos imaginar, então seria algo mais ou menos assim:  


    Cada ponto da imagem acima sendo um universo diferente dentro do Multiverso. Não seria incrível? Podemos concluir que 'a melhor resposta teísta' é baseada na ignorância de cientistas e ateus que dizem que o 'nada' existe. Porém dizer que o nada existe, é o mesmo que acionar um mistério do qual justificará a crença em deus . Por isso que em debates contra ateus que acreditam no nada ou utilizam o nada como principal resposta, traz vantagens para o lado teísta da equação. Desta forma, eles podem dizer que entre o nada e Deus, Deus é a melhor resposta. E eles vão estar certos neste tipo de situação.

   A falta de uma reposta, leva a certeza teísta. Porém nós sabemos que é uma falácia, pois se baseia na incerteza. Todos os argumentos são incertos, O argumento de Kalam não é um argumento que serve para a existência de deus, e sim de uma causa para o universo, o que demonstra que o 'nada' é um erro e equivoco de pessoas que não possuem o conhecimento para explicar o que seria esta causa. Assim, entre o nada e Deus, deus sempre vai ganhar pois do nada, nada pode surgir sem um intermediador.

    Porém a reposta se encontra no Multiverso e na Estrutura a qual permite que nosso universo exista, assim como é plausível aceitar a existência outros universos.

    Lembre-se não ter uma resposta para uma pergunta, não é evidencia para a oposição. Então neste caso, a oposição deve oferecer evidencias e bons argumentos para validar a existência de Deus. Ausência de evidencia não é evidencia para a oposição. Não se trata de uma escolha entre dois pontos do qual excluir um dos pontos torna o outro lado da moeda o correto. Quando falamos do universo, temos que estar abertos a verificação de cada opção. Um erro pode prejudicar milhares de pessoas.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. Tem que ter muita fé para acreditar em multiverso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confiar ou acreditar?

      De fato não preciso de nenhuma das duas. Isto porque é uma conclusão lógica a partir das evidencias, de argumentos dedutivos como o da causa primária.

      Não é preciso acreditar, quando o resultado é provido de base sólida, da mesma forma que não confio ou tenho fé na gravidade, no electromagnetismo, ou de que não irei morrer no meu próximo almoço.

      Não se trata de Fé, não se trata de confiar, se trata de utilizar a razão para chegar a tal conclusão.

      Excluir

Item Reviewed: Erros Teístas e ateísta : A Falácia da Melhor resposta e a falácia do Nada como Resposta Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli