Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sábado, 25 de abril de 2015

Argumentos a Favor da Existência de Deus - A Bíblia



          Essa postagem tem o intuito de conscientizar, para assim sabermos o que estamos criticando e o porque estamos criticando. Este não é um argumento a favor da existência de Deus, mas é a favor da existência do Deus do Cristianismo

         Embora muitos pensam que argumentar a existência de Deus a partir da Bíblia seja algo totalmente sem valor racional, eu penso que há alguns motivos pelos quais podemos considerar a Bíblia como um dos "argumentos" para a existência de Deus.

         Se existissem apenas os argumentos racionais para acreditar que Deus existe, eu acho que isso seria insuficiente e levantaria muitas questões, por exemplo: "Por que Deus não se revelou de uma maneira mais clara à humanidade?" Os teólogos dizem que Deus se revelou principalmente através da Bíblia, o que chamamos de revelação específica, para fazer contraste com as evidências de Deus através da natureza, que fazem parte da revelação natural. O que é maravilhoso constatar a respeito de Deus é que os dois se complementam, de uma maneira que só poderiam se estivessem apontando exatamente para o mesmo Ser.

         Se Deus existe, seus pensamentos, personalidade e atitudes poderiam ser conhecidos somente se Ele resolvesse revelá-los diretamente. Quase tudo mais seria especulação humana. Nós perderíamos muito se Deus não quisesse ser conhecido. Mas Deus quer que o conheçamos e nos contou na Bíblia tudo o que precisamos saber sobre Seu caráter e como nos relacionarmos com Ele.

         Existem muitas objeções dos céticos ao argumento da Bíblia. A primeira que eu vou citar é com certeza a mais desprovida de sentido. Uma frase que se vê por aí em muitos discursos de ateísmo militante ou de neo-ateísmo (se não são a mesma coisa) é "A Bíblia prova que Deus existe tanto quanto os gibis do Super-Homem provam que ele existe." Uma comparação deste tipo só mostra que além de não ter nenhum respeito, o acusador desconhece princípios básicos de literatura. Todos sabem que histórias em quadrinhos, no caso do herói em questão, são sabidamente fictícias e ninguém, nem mesmo os autores, afirmam o contrário. Até as localidades são fictícias. Não existe nenhuma cidade superpopulosa no meio-oeste americano chamada "Metropolis". Por outro lado, a Bíblia é um conjunto de documentos históricos, falando sobre pessoas reais que viveram em lugares reais e viveram experiências reais. A maioria dos relatos da Bíblia foi confirmado por descobertas arqueológicas (não estou falando de polêmicas como o jardim do Éden ou do dilúvio, mas das civilizações antigas, como os cananeus, o reino de Davi e a existência histórica de Jesus, por exemplo). [Para uma visão mais detalhada do assunto, veja o artigo do blog Caos & Regresso: A religião dos super-heróis]

         A segunda objeção é com certeza mais importante, e diz respeito à fidedignidade da Bíblia. Como eu disse, as descobertas arqueológicas refutam grande parte desta objeção. Outro lado desta objeção é em relação a  alteração dos textos originais. Mas, comparado com outro livros da mesma época, a Bíblia é indiscutivelmente o texto mais bem conservado da Antiguidade. Os manuscritos mais antigos encontrados são os do Mar Morto, e o conteúdo deles é praticamente igual ao que é encontrado em qualquer Bíblia de hoje em dia. Há algumas divergências entre um ou outro manuscrito, mas geralmente estas divergências são em relação a palavras que não alteram drasticamente o sentido do texto. Sobre o Novo Testamento, William Craig afirma:

"Hoje, os críticos textuais comparam diferentes manuscritos antigos de modo a reconstruir o que os originais diziam. O Novo Testamento é o livro mais atestado da história antiga, seja em termos de manuscritos encontrados ou em termos de quão próximos eles estão da data original de escrita. Os textos já foram reconstruídos com 99% de precisão em relação aos originais. As incertezas que restam são trivialidades. Por exemplo, na Primeira Epístola de João, ele diz: “Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra”. Mas alguns manuscritos dizem: “Estas coisas vos escrevemos, para que o nosso gozo se cumpra”. Não temos certeza se o texto original diz ‘vosso’ ou ‘nosso’. Isso ilustra como esse 1% de incerteza é trivial."
A terceira objeção possível é em relação à existência de outros livros considerados sagrados pela humanidade. O que faz com que a Bíblia seja o único livro certo e todos os outros sejam errados? Bem, perceba que eu construí uma argumentação aqui que não partiu da Bíblia a princípio, mas sim de argumentos lógicos metafísicos. Mas, por acaso, a Bíblia corrobora com a mesma ideia a que chegamos através dos argumentos (um Criador pessoal, imaterial, eterno e moralmente perfeito). Se alguém me mostrar uma teologia não-cristã que possua estruturação coerente com estes argumentos, posso parar pra pensar. Enquanto isto, é mais racional para mim seguir o cristianismo.

Ainda há mais uma objeção (são tantas!) a respeito da Bíblia: muitas pessoas não confiam nos relatos bíblicos porque acreditam que o seu conteúdo está contra as descobertas atuais da ciência.Um mundo criado em 6 dias, cobras falantes, dilúvios mundiais, etc. É preciso ter muito cuidado com a interpretação dos relatos da criação de Gênesis, principalmente, porque não há muita coisa que garanta que os "dias" citados ali são literais. Sobre isto, leiam o artigoInterpretação Literal do Gênesis? E isto, ao contrário do que os ateus possam pensar, não foi uma mudança de interpretação para se adaptar às descobertas científicas. Santo Agostinho, em seus livros Confissões e Comentário ao Gênesis, já falava de uma interpretação não literal dos dias da criação e ainda propôs que Deus havia formado as espécies de uma forma muito semelhante à teoria da evolução, isto cerca de 1400 anos antes de Darwin pensar em sua teoria!

Assim como a teologia natural e a filosofia apotam para o Criador revelado, a Bíblia aponta para o Deus revelado na natureza: 

“Mas pergunta agora aos animais, e cada um deles te ensinará; e às aves dos céus, e elas te farão saber. Ou fala com a terra, e ela te instruirá; até os peixes do mar te contarão. Qual entre todos estes não sabe que a mão do SENHOR fez isto?” Jó 12.7-9.

“Porventura, não está Deus nas alturas do céu? Olha para as estrelas mais altas. Que altura!” Jó 22.12.

“Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste” Salmos 8.3.

"Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." Salmo 19.1

“Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar”. Isaías 40.26.


"Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;" Romanos 1.20
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Argumentos a Favor da Existência de Deus - A Bíblia Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli