Está série de postagem tem o intuito de conscientizar pessoas que criticam os argumentos sem antes conhecê-los. Está faz parte de uma série para conhecer os argumentos da existência de Deus com a mente aberta e disposto a discutir sobre o mesmo.
Uma analogia típica disto é o Relojoeiro que foi dado por William Paley (1743-1805) . O argumento é como se segue. Se você encontra um relógio no chão, você concluiria que ele foi desenhado e não produto do acaso. Igualmente, quando nós olhamos a vida e o Universo, é natural concluir que há um Desenhista que deu perfeição e ordem para a vida operarem. O olho é tipicamente usado como exemplo de design. É um maravilhoso desenvolvimento. Para que ele funcione, é necessário haver muitas partes individuais trabalhando juntas que, isoladas, não teriam finalidade alguma, servindo só ao todo. É só na sua totalidade que eles exibem sua função. O argumento de Paley é como se segue:
- Os artefatos humanos são produto de um plano inteligente. O Universo se parece com os artefatos humanos.
Por conseguinte o Universo é um produto de um plano inteligente.
Mas o Universo é complexo e gigantesco, comparado com os artefatos humanos.
Há provavelmente, pois, um Desenhista poderoso e imensamente inteligente que criou o Universo.
Eu creio que o argumento teleológico tem grande peso porque é consistente com as Escrituras. A Bíblia mostra que nós somos feitos à imagem de Deus. Então, há certas coisas para as quais nós pensaremos. Ainda que o incrédulo negue a verdade de Deus em seu erro (Rom. 1:18-32), a verdade está ali.Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;
Além disso, os evolucionistas tem dificuldade em explicar o aparente design dos olhos, coração e cérebro onde muitas partes diferentes formam o todo. Estas partes individuais não tem nenhum propósito exceto quando funcionam juntas. Como a evolução explica estes detalhes? Até agora, não pôde.
Fontes:
- Baker Encyclopedia of Christian Apologetics, by Norman Geisler, Baker Book House,
Grand Rapids, MI, 1999.
Christian Apologetics, by Norman Geisler, Baker Book House, Grand Rapids, MI,1976.
The New International Dictionary of the Christian Church, ed. J. D. Douglas,Zondervan, Grand Rapids, MI, 1978.
Tradução de Emerson de Oliveira
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