Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 26 de abril de 2015

O Conflito entre Ciência e Religião - Porque alguns teístas não conseguem entender?

   
    Muitos de nós, observamos como a ciência te se distanciado cada vez mais das religiões. Percebemos que não foi apenas na área do conhecimento que a Religião perdeu influência e autoridade. Isto também aconteceu na política, na educação, na medicina, entre outros. Muitos enxergam a religião de forma inocente, acreditando que a religião ainda tem um papel importante na ciência, na educação ou política. Porém antes de prosseguirmos, vamos dar uma olhada em como muitos religiosos veem está questão nos dias de hoje:

Pressupostos para o surgimento da Ciência

Interessante como hoje se veem ciência e religião numa imagem de conflito e hostilidade, quase de oposição... mas isto é muito recente. Passamos três séculos inteiros (XVI a XIX) onde a relação entre ambas podia ser vista como uma aliança. Os primeiros cientistas não viam a  devoção religiosa e a investigação científica como incompatíveis, pelo contrário, uma era motivação para a outra. Um dos que começou a visão contra a dominância cultural foi o biólogo inglês Thomas Huxley (mais conhecido como o "buldogue de Darwin"). O próprio Huxley sabia e declarava que o que ele fazia não era nada mais do que substituir uma religião por outra. Dizia frequentemente que seu objetivo era a"instituição da igreja científica" e chamava as suas palestras de "sermões leigos".


Entretanto apenas o fato de que a ciência moderna surgiu numa cultura impregnada pela fé cristã já é sugestivo. Conhecemos várias outras culturas, como os chinese ou os árabes, que produziram um nível de erudição e tecnologia inclusive superiores ao da Europa medieval. Mesmo assim foi no Ocidente que sistematizou-se o método científico empírico. Não se nega que outros fatores da época também influenciaram o surgimento da ciência: crescimento das profissões liberais, fundação de várias instituições científicas, crescente número de publicações periódicas, etc. Estes foram elementos essenciais para o desenvolvimento da ciência, mas não propriamente para a sua origem. A investigação cienífica depende de certos pressupostos, que precisam ser aceitos, acerca do mundo. A ciência não pode existir até que estes sejam plenamente estabelecidos.

Muitos textos assim em defesa da Fé surgem como forma de dizer ou declarar que não existe discordância ou separação entre ciência e religião, porém será que o que dizem é verdade? Será que eles estão levando a sério a questão? Para isso temos que avaliar três cenários importantes:



(1) Antes da descoberta da ciência
        (2) Ambas andando convivendo por um tempo
        (3) A ciência ultrapassando o conhecimento e descobertas religiosas ao ponto de não precisar da religião

 No ponto (1) a religião era dominante e mesmo que o método científico não tenha sido descoberto, eles mesmo diziam possuir o conhecimento para o mundo e assim explicavam de forma simples como o universo e o planeta funcionava. Baseado nas informações que foram coletadas não é de se estranhar o porque Deuses foram inventados para explicar os mistérios do mundo. 

         No ponto (2) a ciência se tornou forte aliada da religião e a religião da ciência. Porém não demorou muito até a ciência romper seus laços com a religião e seguir seu próprio caminho. A Religião tem sua própria explicação de como o mundo funciona e o porque, porém a ciência demonstrou diversas vezes que eles estavam equivocados, e cada vez mais, deus foi se tornando um Bolso cada vez mais vazio.

         No ponto (3) a ciência não depende mais da religião e a religião tenta se adaptar a ciência. A religião hoje não consegue entender porque a ciência cortou os laços. Basicamente as afirmações religiosas sobre o mundo e o universo, não são compatíveis com as descobertas científicas. Porém dizer que não existe conflito entre religião e ciência é um absurdo. Muitas pessoas não veem conflito, porém vem a questão, elas não veem porque não querem ver ou foram ensinadas a não verem o conflito?

          Por exemplo, no ponto (1) a ideologia cristã pregava e ainda prega em muitas de suas vertentes,  que a terra tem 6 mil anos, que o ser humano era uma criação e que todos os animais e a terra foram criados. Os escritores Bíblicos, utilizam palavras como 'criar todas as coisas' sendo tudo o que existe. Não envolve Evolução, não envolve seleção natural, genética entre outros, o que implica que os religiosos modernos reinterpretam a Bíblia para que ela se encaixe perfeitamente com as evidencias e Teorias científicas. Clique Aqui para ter uma ideia melhor do que estou falando. Muitos deles nem mesmo se importam, em verificar se estão tirando de seu contexto e principalmente ignorando o que o autor dos relatos Bíblicos de Gênesis de fato queria dizer. 

Alguém para dizer que não existe conflito deve ignorar os pontos acima e acreditar, mesmo que acreditando de forma equivocada que estão certos. Para eles, não existe conflito entre ciência e Religião. Conflito existe, porém isto não quer dizer que a religião não teve importância. É claro que a religião teve importância, porém hoje em dia a importância diminuiu drasticamente. A religião não serve para explicar o mundo e o universo, porém a ciência faz isto para nós. A Educação, a Política, a Medicina, todas se afastaram das religiões. Imagine resolver um problema de infecção dizendo que é obra do demônio, ou algo do tipo. Isto ainda acontece nos dias de hoje, porém está é a razão da Medicina se afastar da religião. Enquanto a religião da uma resposta simples ao problema, a medicina busca solucionar o problema de forma eficiente. Como alguém pode afirmar que não existe conflito? 

         O próprio povo de Israel na Bíblia, explicava a chuva como sendo bençãos de Deus. Explicava o Arco íris como sendo uma promessa divina. Explicava doenças como maldições ou punições divinas. Porque a Bíblia seria um bom guia para se adquirir conhecimento do mundo natural e do universo? Não existe conflito entre aquele povo e o conhecimento moderno? 

Não sei o que de fato acontece, é como se os religiosos fechassem os olhos para o conflito existente, e assim afirmam que não existe conflito. a Religião nada mais é do que um bolso cada vez mais vazio em conhecimento e suas explicações simples e arrogantes, como o mistério ou sobre nosso cérebro, a muito são vistas como falsas. Porém parece que o público religioso não tem contato com este tipo de informação e assim fazem alegações sem sentido de que não existe conflito entre Ciência e Religião. 

Existe espaço para Deus dentro das Teorias? Não existe. O que implica que a tentativa de demonstrar que Deus existe é baseado em fatores além desses. É baseado no Mistério, é baseada na incerteza e na falácia da melhor resposta. É baseada na falta de explicação adequada sobre algo. É na duvida que deus existe e não na certeza. 

Existem muitos exemplos e um dos meus favoritos é que, mesmo que os evangelhos mereçam créditos, os relatos nos mesmos não significa que sejam verdadeiros. Como é baseado na história de um homem que viveu em um período que de fato existiu, então a realidade se mistura com a ilusão. A questão é como podemos dar crédito ou validar os relatos incríveis dos evangelhos? Quando um cientista escreve um livro sobre algum lugar que existiu, não vemos milagres e coisas extraordinárias como a explicação adequada. Porém quando se trata dos livros religiosos é comum este tipo de posição, ou seja, o livro pode ser validado porém seus relatos como milagres, histórias de Jesus andando sozinho, são impossíveis de serem demonstradas. Este é o ponto ao qual confunde muitos religiosos, pois acreditam que os evangelhos por possuírem credibilidade, os relatos dos mesmo devem ser obrigatoriamente verdadeiros. 

É o mesmo de pessoas que acreditam que pelo fato de existir evidencias de que alguém chamado Jesus existiu, que isto demonstra obrigatoriamente que Jesus era Deus. Parece que essas pessoas não são capazes de enxergar o abismo em frente a elas. O Abismo que separa a realidade da ilusão. Muitos deles confiam cegamente nestes relatos que não questionam os relatos. Talvez seja por isso, que mesmo sem evidencias declaram que não existe conflito entre a ciência e a religião. Talvez seja por isso que muitos deles acreditam que uma Mula pode falar, ou que cobras podem falar ou que um peixe enorme pode engolir uma pessoa e fazer o que deus quer. 

Alguém que não consegue ver este conflito, não se importa tanto em separar a realidade de uma ilusão. O Conflito é real e é por isso que a religião praticamente foi expulsa de diversas áreas. Porém isto não implica que religiosos não são bons cientistas. O que importa é fazer bem a ciência e não existirá problema. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O Conflito entre Ciência e Religião - Porque alguns teístas não conseguem entender? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli