Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 26 de abril de 2015

Erros Teístas e Nosso direito de resposta - Deus é um sentimento?


      Essa postagem é baseada em nosso direito de resposta a argumentos e frases teístas que estão em desacordo com as principais descobertas científicas e também estão equivocadas em sua conclusão ou premissas.

      O texto de hoje é uma analise a uma imagem produzida por alguns teístas que ainda não alcançaram um nível ideal de conhecimento e maturidade. Por está razão naturalmente cometem erros simples, que poderiam ser evitados se o mesmo possuísse o conhecimento adequado sobre a questão. Eis a imagem.



   Como muitos teístas não podem demonstrar a existência de Deus, em muitos casos começam a fazer comparação entre deus e o sentir. O 'Sentir' é utilizado a muito tempo como a principal forma de muitos teístas afirmarem que Deus existe. O que pode ser conhecido como argumento Pessoal ou através da palavra 'Fé', que em si pode ser confiar em algo com ou sem evidencias.

    Podemos resumir de forma simples os pontos levantados pela imagem
    (1) O 'confiar' sendo comparado com a emoção chamada 'amor'
    (2) Temos a comparação de que Deus é um sentimento, que leva o individuo a acreditar que o mesmo existe. 

     A forma de resolver a questão é simples: Existem evidencias para a existência de Deus? Mesmo se não existir o teísta deixará de acreditar em Deus?

     A Segunda pergunta pode ser resumida em um simples 'não', enquanto a primeira pergunta nos leva a uma resposta como o 'não' ou parcialmente como um 'não'. Porém o amor não é uma questão metafísica se a mesma pertencer ao mundo natural. Existe duas formas de evidenciar algo: De forma direta ou indireta. Não podemos entrar em nosso cérebro e ver o que está acontecendo, porém podemos utilizar diversas ferramentas que nos auxiliem indiretamente a chegar a alguma conclusão.

     Está diferença se baseia na seguinte frase: Se você sabe que se continuar em frente irá bater em um muro e perder sua vida, então o melhor a se fazer é contornar o muro e continuar seu  caminho. De fato pode ser mais complicado e cansativo, porém o resultado final seria o mesmo se não tivesse o muto em sua frente.

    Primeiramente temos que dizer o que são as emoções, pois claramente o amor é uma emoção:

  Agora sabemos que nossas emoções são necessárias para nossa sobrevivência e principalmente para lidar com o ambiente. Confiamos em alguém ou em algo por causa de nossas emoções. Em outras palavras o confiar é algo natural.

      Porém se o confiar é aceito como uma evidencia ou prova de uma divindade, então entramos em um beco sem saída. Como podemos explicar a variedade de crenças espalhadas pelo mundo?

      Temos que chegar a duas conclusões:
      (1) O confiar de fato prova que uma dessas crenças são verdadeiras
      (2) O confiar demonstra que nenhuma delas são verdadeiras, pois o confiar é algo que todos nós possuímos e que pode ser direcionado a diferentes objetivos, trazendo sentido para esses objetivos.

      O ponto (1) parece impossível de ser demonstrado. Existem Milhões de Deuses, e as pessoas confiam em seu deus como qualquer outra pessoa confiando em um deus totalmente diferente. De forma pessoal ou através da Fé, principalmente sem qualquer evidencia, é impossível afirmar qual deus seria verdadeiro e qual seria falso.

     Se o ponto (1) não favorece ao teísmo, então temos que verificar se o ponto (2) é mais plausível ou se é o único ponto verdadeiro.

      Vamos conferir o que o segundo ponto tem como implicação:
      (A) O confiar é algo que todos os seres humanos possuem
      (B) Se todos possuem naturalmente, será direcionado para ideias e crenças diferentes baseadas em seu ambiente e necessidades
      (C) O que leva a conclusão de que o confiar é algo natural, que leva e faz muitas pessoas acreditarem que o que elas sentem é a prova de algo real, quando na verdade nada mais é do que seus sentimentos e emoções fazendo a pessoa sentir que algo é real quando não é.

       Isto explicaria o porque existem tantos deuses e o porque as pessoas acreditam em tantos deuses diferentes. Nossas Emoções e Sentimentos tem o único propósito de dar significado para o mundo ao nosso redor. Sem as nossas emoções, nossos familiares teriam o mesmo valor de importância que pessoas que nem fazemos ideias que existem.

       De forma simples, podemos utilizar as pessoas, carros, casas, filhos, familiares, como  objetivos que somente terão valor, quando nossas emoções forem direcionadas a eles. Então estes objetos ganham sentido, o que torne um objeto mais importante que o outro. O que torna um objeto mais interessante que outro objeto. O que leva a questões de exclusão, ou seja, quando um determinado objeto tem sentido e valor para nós, este objeto se torna importante e todos os outros objetos se tornam sem valor.

       Por isso que um Cristão acredita que o Deus de sua fé existe, e assim nega todos os outros. Suas emoções tornam o objeto chamado Deus Cristão como sendo verdadeiro. Assim como para aqueles que acreditam no Deus do Islã ou em qualquer outro Deus. O que demonstra que o Confiar nada mais é do que um processo Cerebral que auxilia o individuo a confiar em uma determinada ação, objeto ou necessidade. Como o vídeo acima aponta, nossas emoções inicialmente visam saciar nossas necessidades mais básicas como sobrevivência, reprodução e Qualidade de vida. Então naturalmente os objetos que se referem a esses três pontos, possuírem significado. O que explica a necessidade humana de encontrar um sentido para sua existência e explicar o mundo natural de forma simples antes da existência da ciência.

      Baseadas nessas informações, o confiar é uma prova da existência de Deus? Não.

      Podemos afirmar que o confiar prova a existência de alguma coisa? Se não for baseada em evidencias, não. Porém o confiar é algo muito importante para nossa sobrevivência e principalmente na tomada de decisões. Se não confiássemos em nossos pensamentos ou decisões não seriamos capazes de decidir se algo poderia ser certo ou errado, e todo nosso sistema falharia.

      O confiar necessita de um Deus para que possamos confiar em nossos pensamentos? Também não. A razão é bem simples. Confiamos pois nosso inconsciente assim diz. Muitas pessoas dizem que É deus que está por trás de nosso confiar, porém todos nós possuímos um inconsciente, e este inconsciente é o único responsável por nosso confiar. Para que vocês possam compreender um pouco mais sobre o inconsciente humano e descobrir que o 'confiar' nada mais é algo que pertence a nossa estrutura e que está estrutura foi programada por nosso ambiente. Confira:


  Então voltamos para a primeira pergunta: o confiar prova a existência de Deus? Não, e nem deve ser utilizado para o mesmo.

     O que nos leva a pergunta, sentir o amor e sentir Deus estão correlacionados?

      Como os teístas ou pessoas que acreditam em qualquer coisa sem provas, como no destino, ou em fadas, não podem evidenciar a posição pessoal que possuem. Então naturalmente todos eles apelam e buscam resposta no mundo natural que demonstre o que estão sentido.

      Alguns comparam Deus ao vento, ou seja, você não pode vê-lo mas senti-lo, e outros utilizam comparações envolvendo o amor. Dizendo que se você sente amor, então você sente Deus. Porém este ponto leva a uma conclusão para a inexistência de Deus e não existência. Se Deus é apenas um sentir, então é produzido de forma natural, através de nossas necessidades. Se temos a necessidade de sentido de vida, iremos buscar algum objeto que sacie nossa necessidade. Se não sabemos explicar algum mistério naturalmente corremos as explicações especulativas e simples, como Deus.

     Dizer que deus é amor ou deve ser aceito como o amor, nada mais é do que declarar que Deus é um sentimento. Como sabemos de onde e como os sentimentos são providos, sabemos que nenhum deles aponta para Deus, então Deus seria uma criação humana para satisfazer certas necessidades. Quando um teísta faz essa comparação com o amor, o mesmo não declara a existência de Deus, mas declara que o que sente deu significado a um determinado objeto. Este objeto foi Deus, e então Deus se torna um objeto com valor. Não existe nada de sobrenatural.

     Sabendo dessa diferença é correto afirmar que um ateu pode acreditar e confiar no amor e naturalmente negar a Deus. Obrigado por Ler.

  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Erros Teístas e Nosso direito de resposta - Deus é um sentimento? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli