Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Guerra Ideológica: A Guerra declarada pela Religião ao mundo moderno Parte II



    Os custos sociais de crenças errôneas podem ser enormes. Por isso, é preciso combatê-las.

    Por Gabriel Melo

    Uma das principais questões que nos afeta até hoje é: porque existem guerras?

    O primeiro motivo, baseando-me nos tempos antigos, a necessidade de sobrevivência foi o primeiro motivo para a guerra. Está mesma razão, ainda se faz presente em diversas guerras modernas. Queremos viver e viver bem, não queremos morrer ou ter uma qualidade de vida ruim. Naturalmente, lutamos para termos uma vida melhor, porém em muitos casos uma vida melhor é justamente a principal justificativa hoje para a guerra.

   Guerras existem e podem acontecer por uma variedade de motivos, como:

   > Paz
   > Amor
   > Ódio
   > Baseado em ideologias
   > Baseado em poder
   > Baseado em influência
   > Manter um determinado poder ou influência
   > Sobrevivência
 
    Ao menos as guerras de Hoje, não aniquilam toda uma civilização como acontecia em diversos grupos no passado, onde em muitos casos deixavam de existir, já que eram mortos crianças, mulheres, homens, idosos, ou qualquer coisa que pudesse respeitar em um determinado território.

    A guerra moderna tem mudado e muito, porém nem todos percebem ou aceitam essa mudança adequadamente. Uma das principais guerras modernas são as guerras ideológicas. Uma guerra ideológica é baseada no que um determinada pessoa acredita ou no que milhares de pessoas acreditam e querem impor sua vontade sobre outro grupo de pessoas. Este tipo de guerra pode ser baseada no poder e influência, pode ser através de humilhações e em muitos casos através da violência que pode gerar a morte.

    Humilhações Verbais, é em muitos casos aceita através de guerras ideológicas. Em alguns países onde as pessoas não saem matando alguém por não acreditar em sua ideologia, houve uma enorme mudança na forma como a guerra ideológica é travada. Além de humilhações verbais e influência através da manipulação é interessante ver o problema que tais guerras geram.

    Uma das guerras ideológicas que dura a mais tempo, é baseada na guerra declarada a todas as ideologias baseadas em religiões. Os Religiosos em si podem se colocar na posição de que a religião é um bem ou um mal necessário, porém baseado em suas religiões possuem a necessidade de convencer outras pessoas a aderirem ao que acreditam. Existem diferentes tipos de forma de guerra ideológica. Em países onde as pessoas tendem a respeitar com maior frequência, então a guerra é travada através da influência e poder. Aqui no Brasil, temos pessoas que utilizam frases como 'Homossexualismo não é algo natural', o que de fato é baseado tanto em preconceitos como uma forma de influenciar muitas pessoas a aderirem a sua visão. Assim aumentasse os votos. Porém demonstra uma realidade muito cruel, ou seja, apoio o ataque verbal e humilhações a pessoas homossexuais, aumenta o ódio e sofrimento dessas pessoas já que não ser um homossexual é visto como uma virtude para tais indivíduos.

    A pior parte de tudo isso é que, influências negativas geram influências negativas, e essas influências podem ser observadas na população que se torna intolerante ao respeito dos direitos de um determinado individuo. Isto acontece com frequência, porém este problema envolve o governo e sua forma de utilizar a educação para acabar com a intolerância, preconceito, fanatismo, radicalismo entre outros. O Governo que não se preocupa tanto assim com a educação de suas crianças e de um desenvolvimento e amadurecimento adequado, está criando adultos intolerantes e preconceituosos e naturalmente as pessoas que representam melhor os intolerantes e preconceituosos aumentam seu poder e influência. Naturalmente criasse um ciclo ao qual a intolerância e o preconceito se fazem presentes por décadas, séculos e em alguns casos milênios.

   Este tipo de guerra através da humilhação, acontece com Ateus, Teístas e Agnósticos. A principal razão de tanta humilhação em meio ao povo, mídia e poder, é baseado na maturidade desses indivíduos. A Imagem abaixo demonstra um ataque ao ateísmo e as pessoas que se declaram 'sem deus', como sendo pessoas que, possuem uma vida difícil e naturalmente infeliz.



    Este tipo de frase na boca de pessoas com um nível de maturidade não ideal, tende a se tornar uma verdade pessoal.

    O Fato é que a Religião declarou guerra aos direitos de milhares de pessoas desde o momento em que surgiram. Isto acontece de forma natural, pois quando muitas das principais religiões hoje foram criadas, o mundo era um lugar muito pior do que é agora. A Religião foi a grande fonte de conhecimento no passado antes da ciência, além de incentivar a união de uma determinada nação que em muitos casos mesmo assim falhava, como também era a principal arma utilizada em guerras.

   Frases conhecidas hoje e que demonstram uma necessidade de guerra:

   > Em nome de Deus eu faço qualquer coisa
   > Não existe nada além do deus que conheço
   > Estou disposto a entregar minha vida a ti meu deus e a perder minha vida em seu nome
 
   Entre outras frases. A própria base de muitas religiões querem converter o mundo:

   > Enquanto o mundo não se ajoelhar perante seus pés, não descansarei. 
   > O Mundo é teu meu deus e não descansarei enquanto sua palavra não for pregada a todo o mundo.

     Essas frases são utilizadas como motivadoras e ao mesmo tempo um ataque direito aos direitos, a constituição e ao progresso humano. Em nenhuma dessas frases a pessoa diz que irá respeitar o direito do próximo, que irá amar o próximo, muito pelo contrário demonstra que o individuo está disposto a viver pelo que segue independente das consequências e implicações providos pelo que acredita. Existem três categorias de pessoas que utilizam este tipo de frase:

   Categoria Perigosa: São as pessoas que utilizam está frase como meio de causar violência, morte, humilhações públicas, e cometer atrocidades em nome daquilo que acredita.

   Categoria moderada: São pessoas que tendem a apoiar que outra pessoa seja ferida porém não tem coragem de feri-la. Utiliza frases de ataques e agressões físicas (em muitos casos leves) como dizer que um ateu é infeliz, ou dizer que sem deus não existe moralidade. É um ataque que raramente utiliza força física, mas sim influência, poder e oportunidade. Gerando assim problemas psicológicos e também uma separação entre eles e nós. A maioria neste caso é vista como a correta, e naturalmente atacam os direitos da minoria. Existem retaliações das vítimas em muitos casos que jogam na mesma moeda, e quando isto acontece, a classe moderada ou joga na mesma moeda ou se faz de vítima.

    Categoria consciente: São pessoas que não aprovam de forma alguma nenhuma das categorias anteriores. Respeitam os direitos e não utilizam frases para satisfação pessoal que afeta outras pessoas negativamente e nem mesmo possuem o interesse de convencer alguém, ou seja, vivem muito bem com a diversidade.

    Essas três categorias pode ser descrita em qualquer ideologia ou segmento e filosofia de vida. No ateísmo teremos pessoas nesses três níveis e também teremos teístas nesses três níveis. Porém este argumento não pode ser utilizado a favor de ninguém pois está incompleto. A Razão disso é bem simples pois pessoas que vivem sem Deus, se encontram com maior frequência na Categoria Consciente e Moderada. São pouquíssimos ateus na Categoria Perigosa. Quando falamos sobre Religião, estimasse que 30% dos religiosos se encontram em uma Categoria Perigosa, 50% se encontrem em um categoria moderada e apenas 20% (isso chutando alto) se encontram na Categoria Consciente.

   Neste caso, vemos que a religião se encontra em enorme desvantagem em números de pessoas conscientes e em maior número na Categoria  perigosa. Queira o religioso ou não, a religião contêm altos índices de perigo que podem causar tanto a morte de milhares de pessoas, quanto também de humilhações através da influência e poder. A razão principal disto é que a Base religiosa da qual é provido de um sistema Autoritário, intolerante, fanático, Radical.

   O religioso moderno tanto o da Categoria Moderada quanto o da Categoria Consciente se sentem ofendido quando coparão a religião a uma forma perigosa para a humanidade. Em muitos casos concordo pois existem ataques de outras religiões e de ateus na Categoria 2 que são incongruentes e cheios de falácias, porém existem frases e argumentos congruentes e certeiros. Sendo um dos principais que uma terra prometida a muito tempo atrás, gerou ódio e uma guerra que dura até hoje. Isto tudo graça a um relato em um livro. Até hoje na história, não houve qualquer terra prometida a ateus que os levaram a entrar em guerra por causa desta terra.

    O religioso moderno Consciente e moderado que tenta limpar a cara da religião e começam a ver somente o lado positivo da religião, são incapazes de mudar a base religiosa. Mesmo que eles não sejam tão positivos quanto pensam ser, acreditam que a religião e a base religiosa são boas e necessárias. O importante é que existe uma explicação para isso:

Os cientistas chamam de “viés de confirmação” – a tendência das pessoas de interpretar informações de uma maneira que confirma suas crenças, ao mesmo tempo em que ignora dados que as contradizem.

Quando algo incomum ocorre, muita gente se lembra da associação porque ela confirma sua crença. Mas provas e evidencias que não correspondem ao que acreditam são prontamente ignoradas e esquecidas porque não reforçam essa mesma crença.

O prejuízo

Os custos sociais de crenças errôneas podem ser enormes. Por isso, é preciso combatê-las. A lua pode até não causar muitos estragos, mas crenças errôneas no poder da vacinação, por exemplo, atrapalham e muito.

Em apenas um exemplo atual, o surto de sarampo recente nos EUA parece ter sido desencadeado por crenças questionáveis dos pais sobre a segurança da vacina contra o sarampo.


“As vacinas são amplamente e corretamente consideradas uma das maiores conquistas da saúde pública, e mesmo assim doenças imunopreveníveis estão matando pessoas por causa de crenças que estão fora de sintonia com os fatos científicos”.

Pessoas que se encontram na Categoria Perigosa e na Categoria Moderada, são as que possuem maior dificuldade em enxergar o quanto estão enganados e o quanto aquilo que acreditam pode influenciar negativamente tanto suas vidas quanto a criação de seus filhos. 

Por isso que sou totalmente a favor de uma educação adequada que envolva o desenvolvimento e e amadurecimento de nossas crianças, atacando a intolerância e o fanatismo em sua raiz. Em locais onde a educação é prejudica por crenças, independente de qual seja ela, afeta as crianças enormemente e naturalmente estamos prejudicando o progresso da humanidade. Devemos criar uma base excelente para nossas crianças, porém o Ciclo criado por pessoas moderadas e pessoas com segundas intenções no poder, tem prejudicado enormemente o andamento de um bom progresso para toda uma nação. O que eles dizem ser necessário, acaba prejudicando a vida de milhares de pessoas. Devemos estar conscientes e devemos lutar por um mundo melhor.

    Na próxima parte do texto, falarei sobre as loucuras e o mal que a crenças errôneas e sobre o mal que a religião causou ao mundo.  Para o mundo ser um local melhor é necessário acabar com a raiz da intolerância e do fanatismo.



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Guerra Ideológica: A Guerra declarada pela Religião ao mundo moderno Parte II Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli