Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 21 de abril de 2015

A Arrogância e Ignorância de Alguns teístas: Cuidado



     Recentemente em um debate Online, existe muita coisa que podemos ganhar, além de experiência. A melhor parte é ver como ateus e teístas utilizam seus melhores argumentos para defenderem seu ponto de vista.

     Como muitos de vocês sabem, não sou de levar debates para o lado pessoal, porém nem sempre o outro lado da moeda se encontra no mesmo nível. Já aconteceu comigo de levar para o lado pessoal, principalmente quando perdemos a paciência. Porém compreendo como isso pode ser negativo e evito cometer esse erro. É muito importante maturidade e conscientização para lidar com questões pessoais e erros alheios ou nossos. Algumas pessoas seguem dois caminhos:

     1. Arrogância: Normalmente é visível por utilizar palavras inadequadas e defender erros simples ou mais complexos.

     2. Utilizar Apelações: Apelações se encontram em um nível ao qual o individuo não consegue aceitar que talvez ele esteja errado, e assim começa a abusar da autoridade, a fazer ameaças, a tirar o contexto, a apontar o dedo e te culpar por algo que ele ainda não entendeu.

     O Debate que trago pra vocês hoje, é sobre Pensamentos. Foi tirado deste Link (Clique no Link para ter maiores informações).

     Agora que tem uma base, eu fiz 3 Perguntas a página Respostas ao ateísmo que tem cerca de 7 mil seguidores, porém o líder tem algumas dificuldades na argumentação se ele melhora-se um pouco diversos problemas poderiam terem sido evitados. As três perguntas são:

      Tudo bem, vamos tirar a existência de deus e vamos analisar objetivamente a questão. Você poderia responder as seguintes perguntas:

         (A) Se os pensamentos não é materialista como você explica nossos pensamentos?

         (B) você teria alguma prova ou evidencia por trás dessa afirmação que esteja de acordo com as descobertas científicas e com a neurociência?

         (C) se é um erro materialista, devem existir fortes evidencias e provas do que está falando. Já que tal posição não é contra o ateísmo, mas sim contra as descobertas científicas sobre o cérebro humano. Nenhum ateísta faz tal afirmação, porém vocês estão direcionando para o lugar errado. Quais suas evidencias e provas para fazer tal afirmação?

Minha estratégia é que ele possa responder adequadamente a questão baseada nas evidencias ou provas que ele possa ter. Desta forma posso avaliar o que ele está oferecendo e se a resposta está de acordo com o que o cientistas dizem. Este ponto é muito importante, pois tanto o respostas ao ateísmo quanto CS Lewis estão atacando o ateísmo, porém as descobertas sobre nossos pensamentos se encontra na ciência. Este é um erro que muitos teístas cometem, pois confundem o ateísmo com algo ao qual ele não faz afirmações. 

A resposta a Pergunta (A) foi a seguinte; 

Gabriel, vou te responder e te refutar agora em 4 microssegundos ,  "(a) Se os pensamentos não é materialista como você explica nossos pensamentos?" Primeiro, aprenda o PORTUGUÊS. A frase correta seria "se os pensamentos não SÃO materialistas...". Bom, Primeiro que o pensamento não é materialista. Materialismo é uma crença científica de que tudo se formou e evoluiu espontaneamente, sem a necessidade do sobrenatural. Já começou errando os conceitos, mas tudo bem. Pensamentos são arranjos físicos ou químicos propositais, no seu sistema nervoso, coordenado por genes, genes programados para tal função. A explicação para os pensamentos seria a formação da consciência humana. A partir do momento que vc é um ser racional, vc consegue plenamente pensar propositalmente e tomar suas decisões. Diferente de inteligencia primitiva ou instinto programado, como os símios e outros animais possuem.

Minha Resposta a Pergunta (A) se inicia assim:

Teria algum problema se eu analisasse suas respostas?   Lembra de minha primeira pergunta? Foi essa daqui:

         
(A) Se os pensamentos não são materialista como você explica nossos pensamentos?

          Pegando sua resposta: Bom, Primeiro que o pensamento não é materialista. Materialismo é uma crença científica de que tudo se formou e evoluiu espontaneamente.

           Problemas Do inicio 

           1. Não demonstrar o porque os Pensamentos não seriam materialistas. Você simplesmente diz que não é, porém não oferece nenhuma evidencia para suportar sua afirmação. Você tem alguma evidencia de que os pensamentos não são produzidos como uma consequência de genes?

          Neste vídeo temos a demonstração que nossos pensamentos, sentimentos, nada mais passam de impulsos elétricos, a partir do momento em que há comunicação, o que demonstra que os pensamentos não são produtos de uma mente como Deus. Conteste os cientistas: https://www.youtube.com/watch?v=cthix070SA8

           2. Você afirma que Evidencias Científicas, que o método científico em si, não passa de uma crença. Porém você está enganado, o método científico não se baseia na crença e muito menos em questões pessoais. Se baseia em informações que podem ser verificadas de forma direta ou indireta. Quando você diz: Materialismo é uma crença científica de que tudo se formou e evoluiu espontaneamente. Você está completamente enganado, pois aonde existe crença não existe uma ciência de qualidade. 

          Caso deseje este Link demonstra como o método científico funciona e o porque o mesmo não é uma crença. Fazendo uma observação, ninguém que conhece o método científico diz que o método científico e as descobertas científicas são crenças, somente alguém que entenda muito pouco sobre a ciência faria tal afirmação. Neste vídeo 'Método científico fácil de entender' compreenderá melhor como funciona o método e descobrirá o porque não existe crença nas descobertas científicas.:http://religiaoeateismo.blogspot.com.br/.../metodo...

          O vídeo é do youtube porém transformei em texto, assim fica bem mais fácil. Coloquei no meu blog já que assim gera visualizações. 

           Agora que você entende o método científico poderá compreender que

            1. O método científico e suas descobertas não são baseadas na crença.
            2. O Surgimento da Vida, não interfere no argumento dos pensamentos, isto quer dizer que não pode utilizar a seleção natural ou o começo da vida como uma forma de barganha para tentar invalidar a ciência.
            3. Em nenhum momento demonstrou o porque os pensamentos não seriam materialistas. Isto é muito importante, pois você não está lutando contra ateístas e sim contra cientistas. São os cientistas que fazem afirmações sobre o cérebro e eles possuem evidencias para cada comprovação através do método científico. São eles que dizem que você está errado, sou apenas o entregador das informações.


           Como podemos ver a primeira pergunta, não tem uma resposta, irei deixa-la em aberto pois talvez você tenha uma resposta para ela ao invés de acusar a ciência de crença e dizer que os pensamentos são materialistas e não ter nenhuma evidencia que suporte sua afirmação. Eis as perguntas e gostaria de uma resposta adequada sobre a questão que não seja um 'eu não aceito o que é dito', ok?

           (A) Se os pensamentos não são materialista como você explica nossos pensamentos?

    Terminando a primeira parte da Resposta (A), comecei a entrar na Segunda Parte, Eis a Imagem: 


 A Imagem é bem clara. Eu estava iniciando a Segunda metade da resposta (A) e iria começar a avaliar as respostas dele. 

Então me deparei com a resposta dele logo em seguida, ou seja, nem mesmo terminei de responder ao comentário, e recebo uma resposta. O que será que viria por aí.


É sério que ele excluiu meu comentário? Antes de continuar, vamos conferir se na resposta a primeira pergunta ou seja (A), existe alguma evidencia que dê embasamento ao que ele está afirmando:


Nem, precisaria colocar a Linha, acredito que está bem óbvio a questão. Temos a linha vermelha dizendo aonde termina a resposta (A) e aonde começa a reposta a pergunta (B). Temos a afirmação da parte dele que 'eu não vi nenhuma referência', bem levando em consideração que estamos respondendo a resposta dele a pergunta (A), pode olhar a vontade e verá que não existe nenhuma referência, evidencia ou qualquer link de direcionamento na resposta a pergunta (A), porém se você olhar na resposta a pergunta (B) perceberá que ela tem um link direcionamento na questão de Neurociência e espiritualidade. Então logicamente está bem organizada as respostas. 

Na respostas a pergunta (A) não existe qualquer link redirecionando ou direcionado para algum lugar. Mesmo que ele diga que colocou Links nas outras respostas na resposta a pergunta (A) não existe nenhuma referência. Não existindo nenhuma referência o comentário dele:


Não tem qualquer base, já que na própria resposta não tem qualquer link ou referência. 

Então começou as acusações. Perceba que por causa do erro dele ele me chama de Pombo Enxadrista, que é uma pessoa que está ali para atrapalhar a argumentação e o debate. Acusações como que eu não vi nenhuma referência, porém me desculpe mas na resposta (A) não existe qualquer referência, então como posso não ver nenhuma referência quando não existe nenhuma?

Então ele utiliza duas falácias interessantes, ele diz que estou utilizando o Ad Hominem e o Ad Populum. Vamos ver se ambas se mantêm:

Fato 1: Não existe referências na resposta a pergunta (A)

Fato 2: Não terminei minha resposta a resposta a pergunta (A)

Um Ad Hominem (Clique Aqui) de forma simples é 'Você ataca o caráter ou traços pessoais do seu oponente em vez de refutar o argumento dele.' Em minha resposta houve algum ataque ao caráter  dele?  Vamos olhar uma imagem para que entenda o que é um ataque ao caráter da pessoa. 



     Como pode ver ataque ao caráter da pessoa é conhecido como Ad Hominem. Como pode ver me chamou de Burro e de Pombo Enxadrista sem qualquer razão para isso. 

     Ad Populam (Clique Aqui) (apelo a multidão) é uma expressão em latim que define um raciocínio falacioso que consiste em dizer que determinada proposição é válida ou reconhecível simplesmente porque muitas pessoas (ou a maioria delas) concordam com ela.1 Também chamada de apelo à quantidade.

Honestamente não faço ideia de onde ele tirou isso. Minha resposta possuía diversos links dos quais continham as referências, o que é muito estranho já que evidencias não se baseiam na opinião de uma maioria da mesma forma que o método científico não se baseia em opiniões de uma maioria. Nenhum cientista diz 'em minha opinião', eles dizem, segundo as evidencias e dados, apontam em tal direção. Todos os cientistas testam e testam, verificam evidencias e assim por diante, fazendo um excelente trabalho com o método científico. Porém para chegar e dizer que 'o que os cientistas dizem nada mais é do que uma opinião pessoal e particular' tem que compreender muito pouco sobre a ciência e o método científico. Ciência não se baseia em opiniões pessoais, da mesma forma que as referências que ofereci não se baseiam em opiniões pessoais ou no apelo a multidão. Portanto tal questão não faz sentido algum. 

Se ainda não cansou de ler até aqui, tem mais algumas coisas que podemos olhar:


Muitas pessoas utilizam palavras como 'materialismo ateísta' e assim por diante. Porém muitos ateus, sabem que está não é uma questão da qual o ateísmo se envolva. Isto porque normalmente os ateus tiram suas conclusões baseadas na ciência. Muitas afirmações ateísta principalmente que envolvem o pensamento é baseada exclusivamente no que a ciência diz sobre a questão. Então se pararmos para pensar, o que o teísta acima está fazendo é pensando que está atacando o ateísmo quando na verdade está atacando a ciência. É ciência e suas evidencias que dizem o que é o que e como funciona. 

Para certificar de que ele está atacando os dados científicos,e ele utiliza a palavra 'evolução'. Então querendo ou não, ele está transformando este debate em uma guerra entre as descobertas científicas e o que está sendo afirmado por Respostas ao ateísmo. Não existe qualquer ligação com o ateísmo.

Em segundo lugar, o mesmo começa a atacar meu Blog. Fiquei até impressionado, dizendo que prefere o site ou blog, hyperscience. Questões pessoais é uma questão de escolha. Eu mesmo sou grande fã do Site hyperscience, porém meu blog não é voltado para questões científicas mesmo que exista diversas referências a diversas outros sites e Blogs. A partir do momento que tem referências o que ele acha ou não é irrelevante. Perceba que ele ataca todo o Blog que fala sobre Religião e Ateísmo querendo que o mesmo seja exclusivamente científico. 

Tal posição ainda é caracterizada como Ad Hominem, ou seja, continua a atacar minha pessoa e as coisas que faço e esquece o argumento central. 

Vou colocar aqui outros comentários do mesmo debate que demonstra o abuso de autoridade (já que ele é adm da página e poderia me excluir) e principalmente quantas ofensas sou obrigado a suportar:


Segundo o comentário dele sou militante, teimoso, e insistente, além de dizer que estou me fazendo de vítima. Além de confirmar que irá excluir os comentários. Lembra do que eu disse sobre abuso de autoridade, ameaças e acusações sem sentido? Vamos dar uma olhada nelas agora:


Não preciso dizer muito, a imagem fala por ela. Ele diz que me acho superior e intelectual, que minhas respostas possuem tautologia, que cometo falácias de Ad Homunem e Ad populum, além de me ameaçar com a exclusão. Atacando-me como ateu militante como uma forma de arranjar uma desculpa para me excluir 'justamente'. Além de dizer que me sinto 'moralmente superior', além de ameaçar que utilizará meu blog para me queimar na NET. 

Me chama que me faço de vítima e que me sinto descriminalizado por ser ateu. utiliza a palavra 'força' para descrever como está se sentindo.

De forma óbvia, quando alguém se encontra neste nível de apelação, não importa o que eu diga ou demonstre, ele continuará se sentindo ofendido. Neste ponto o mesmo não pode ver seus próprios erros e geralmente quando alguém se coloca na defensiva utiliza um tom de autoridade e arrogância para tentar se defender. Perceba que não existe qualquer argumento ou comentário que se baseie no meu comentário lá em cima. 



A imagem acima também fala por ela mesma. Além de me chamar de desonesto, também ataca minha integridade e meu nível de argumentação. Perceba como o debate perdeu todo o seu sentido e principalmente perceba que ele não me dá espaço. Qualquer resposta que eu der será vista como militância, falácias ou com um tom de superioridade. Na mente dele ele está certo e eu estou errado, é por isso que ele utiliza tal linguajar e ignora completamente os argumentos oferecidos. Assim fica fácil debater não fica? Basta ignorar o outro lado e tudo fica bem. Eis a minha resposta:


Para o texto não ficar ainda mais longo, colocarei diversas imagens e vocês decidam ou cheguem a alguma conclusão do que está acontecendo:


O texto do meu blog que ele utiliza, é um dos textos sobre discriminação, nele falo sobre como os ateus são discriminados e sofrem preconceito ao redor do mundo. Existem muitos teístas que não fazem ou não discriminam, porém eles são a enorme minoria. Em 7 países ao redor do mundo existe a pena de morte por ser ateu, em outros ser ateu é aceito como um ato terrorista. Isto porque nem mesmo entrei na questão de palavras, expulsões de casa por ser ateu, entre outros. Este texto é voltado exclusivamente aos ateus, e como meu blog é Religião e Ateísmo, tenho que criar textos dos dois lados da moeda e demonstrar que também existe discriminação contra teísta, porém a maior discriminação contra teístas é provida deles mesmos. Não existe um país no mundo que seja ateu e que condene os teístas. Então o próprio comentário dele não faz muito sentido ou melhor não faz sentido algum.

Para tentar validar o argumento dele, ele foi em uma de minhas páginas  e colocou a seguinte imagem:



Então respondi da seguinte maneira, sem tirar ou acrescentar:

Galera quando se tira do contexto é nisso que dá. Nem apareceria aqui, mas resolvi aparecer.

Descubra o que é um apelo emocional: https://www.youtube.com/watch?v=FFJQTYN7S8I. Uma vez que saber o que é um apelo emocional saberá que na frase acima não existe qualquer apelo emocional. Chega a ser um absurdo a posição do 'Respostas ao Ateísmo'. É como se não soubessem o que é um apelo emocional.

'Prove a existência de Deus ou fique na sua': Contexto do teísta na imagem:

> Dizendo que a Fé e o argumento pessoal seria provas da existência de Deus e que isto demonstraria que a moralidade é provida de Deus. Além da pessoa não saber nada sobre a questão, como é um argumento pessoal que a pessoa fique na dela para não passar vergonha. Moralidade e Deus estão interligados e não tem como dizer que a moralidade provê de Deus, sem provar que Deus existe. Se a pessoa não sabe muito sobre ética ou moralidade, ela pode começar por aqui: http://criticanarede.com/etica.html

> Pouco conhecimento sobre ética e moralidade. GEralmente quem não compreende tal questão, não tem base para fazer qualquer afirmação sobre moralidade. Gostaria de ver tal pessoa enfrentando Filósofos sobre a questão:

- Filosófo demonstrando que a moralidade e a ética não são providas de Deus: Mario Sergio Cortella, http://religiaoeateismo.blogspot.com.br/2015/04/porque-moralidade-nao-e-provida-da.html

- Como teístas atacam o ateísmo erroneamente em relação a questões morais: http://religiaoeateismo.blogspot.com.br/2015/04/moraldiade-e-ateismo-tirando-duvidas.html

- A moralidade não provêm de Deus: http://religiaoeateismo.blogspot.com.br/2015/04/moralidade-moralidade-esta-alem-de-deus.html

- O argumento moral e seus equivocos: http://religiaoeateismo.blogspot.com.br/2015/04/os-piores-erros-teistas-sobre_19.html

> Não existe qualquer autoridade da parte teísta para afirmar que algo é moralmente correto ou não. E se utilizar de autoridade é uma falácia e se disser que vem de Deus, é necessário provar que Deus existe, além do mais nenhum religioso pode dizer o porque algo seria moralmente incorreto, ele simplesmente segue. Portanto o teísta não tem qualquer autoridade para dizer o que é moral ou não neste sentido.

Essa foi minha resposta e depois dela, larguei de mão qualquer forma de debate ou respostas. Como formar de demonstrar sua superioridade e humilhar seu oponente, ele então coloca uma imagem fora do contexto, principalmente do debate na linha de tempo:



Qual a Credibilidade que alguém assim merece?



Conclusão

É muito difícil debater com alguém que se encontra neste nível de argumentação e acredito que ainda dei muita corda para o individuo. No caso eu mesmo criei um problema, pois debater com alguém neste nível e ainda mais prolongar é um enorme problema. Além de ser desgastante para ambas as partes não leva a lugar algum.

Agora que a lição está aprendida, basta não cometê-la mais e principalmente evitar e reconhecer os erros mais comuns cometidos por esse tipo de pessoa. Se a pessoa não se dá bem com as evidencias científicas, bem, não tenho culpa. Se a pessoa não possuí o conhecimento sobre contextualização e interpretação de texto, também não tenho culpa, porém sou um dos responsáveis por dar corda e este é o problema. Com este tipo de gente é melhor não dar corda ou eles te arrastam junto com eles.

Obrigado e até a próxima.





  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

1 comentários:

Item Reviewed: A Arrogância e Ignorância de Alguns teístas: Cuidado Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli