Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 6 de abril de 2015

A Bíblia pode ser interpretada como bem entendemos?


        A Muito tempo me deparei com está frase 'todos mentem' do Seriado Dr. House, e comecei a me questionar: será que 'todos mentem' pode ser utilizado quando avaliamos as religiões?

         Em minha vida, não esperava que encontra-se tanta oposição por grande parte dos teístas. Com frequência muitos erros são cometidos e devemos nos preocupar com pessoas que cometem  esses erros.

        Em um debate sobre a ciência e religião e também sobre se a terra possuí milhões de anos ou milhares de anos, me deparei com duas respostas interessantes. Vamos olha-las:




     Imagine por um momento que está é a página com cerca de 7 mil membros. Se o líder, que deve ser aquele com maior conhecimento comete qualquer equivoco espera-se naturalmente que seus seguidores também cometam equívocos.

      Temos dois problemas nestas imagens:

      1. Alegar que venceu o debate sem realmente avaliar se o argumento oferecido foi refutado. 

      Muitas pessoas gostam de utilizar a palavra 'refutar' com a intenção de demonstrar que eles estão certos e você está errado. Normalmente é seguida de uma crença pessoal, que segundo eles está correta mesmo quando é duvidosa. Nisso entramos no segundo ponto, pois este erro leva diretamente ao próximo:

      2. Acreditar que a Bíblia e diversos relatos pode ser interpretado como eles bem entendem.

      Neste caso temos enormes problemas, pois utilizando a primeira imagem a frase 'O Gênesis pode ser interpretado de diversas formas', simplesmente é uma afirmação falsa que não tem sustentação. Isso quer dizer que em muitos casos para validar uma determinada crença pessoal e de alguma forma não encontrar inconsistência entre os relatos Bíblicos e a ciência, é comum utilizarem este tipo de frase.

     Porém a Bíblia não pode ser interpretada como as pessoas bem entendem. Existem diversas Regras que nos impedem de cometer erros de contextualização, de interpretação, tais regras nos permite que continuemos fiéis ao que os Escritores dos livros de fato queriam dizer ao escreve-los.

     Por exemplo, a própria Bíblia diz que um dia para deus equivale a milhares de anos e milhares de anos para deus pode equivaler a um dia. É óbvio que o autor estava representando como os dias seriam equivalentes para deus. Porém, diversos religiosos e defensores de milhões de anos ou bilhares de anos da existência da terra, utilizam este texto em gênesis. Desta forma conseguem demonstrar que a Bíblia está de acordo com a ciência se 'você interpreta-la corretamente'.

    Eis um exemplo de um Teólogo e Cosmólogo Teísta afirmando que é Criacionista e acredita em uma Criação de Bilhares e milhões de anos.


 

       Muitas pessoas concordam com está visão mesmo que ela não esteja de acordo com os relatos Bíblicos. Para piorar ainda mais a situação, por exemplo, em gênesis 1 quando diz que a terra era sem forma e Vazia, muitas pessoas utilizam suas crenças para que naquele buraco onde não existe uma informação adequada possa satisfazer aquilo que acreditam. Podemos dizer que está é uma forma de Deus das lacunas, ou seja, onde existe uma brecha colocam Deus ali. Eis a imagem:


    A Bíblia claramente não diz o porque era sem forma e Vazia. Para dar embasamento a uma determinada história de uma suposta Guerra no Céu (o que é desnecessário já que é impossível vencer deus).

   A Questão que fica é: Existe uma base sólida para Milhões de anos ao invés de milhares de anos descritos na Bíblia?

    Em uma série Chamada 'O que O Gênesis tem de Errado' demonstra com evidencias que as descobertas científicas não estão de acordo com o relato de Gênesis. Porém quando um religioso lê essas palavras sente um gosto amargo, sente seu corpo se contraindo, e uma voz lá no fundo começa a subir em sua cabeça obrigando-o a nem mesmo dar ouvidos para o óbvio.

    Está série tem 14 parte. Irei deixar a primeira parte aqui para vocês assistirem, e logo embaixo um link com todas as outras partes.



    Links: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14.

    Conclusão

     Em nossa sociedade moderna, temos diversas crenças em nossos meios. A diversidade é muito importante, porém não é porque existe uma diversidade que todos estão certos.

    Como Vimos, não existe uma sustentação Bíblia para milhões de anos e sim de milhares de anos. Os autores Bíblicos em raros momentos se referem a dia como sendo dia que representa Milhares ou milhões de anos. Mesmo eu, Gabriel Melo, não sendo Teísta, sei que A Bíblia claramente ensina que Deus criou em seis dias normais há alguns milhares de anos atrás. O termo hebraico para “dia” em Gênesis é yom. Na esmagadora maioria dos casos onde o termo é usado na Bíblia Hebraica ela significa um dia literal. Onde yom não significa um dia literal, o contexto torna-o óbvio.Semelhantemente, o contexto em Gênesis claramente mostra que os dias da criação foram dias normais.

Primeiro, yom é definido logo na primeira vez que é usado na Bíblia (Gen. 1:4–5) no seu entendimento literal: a porção luminosa do ciclo dia/noite e todo o ciclo luz/noite).
Segundo, yom é usado com as palavras “tarde” e “manhã”. Em todo o lado onde estas duas palavras são usadas na Bíblia, quer seja juntas ou separadas, com ou sem a palavra yom no contexto, elas significam sempre uma manhã e uma tarde literais dum dia normal.

           Terceiro, yom é modificado com um número: primeiro dia, segundo dia, terceiro dia, etc.. Em todas as outras partes da Bíblia este tipo de construção significa sempre um dia normal.

Mesmo que Craig utilize como base para sua Crença em milhões de anos e acredite que não existe incompatibilidade entre as descobertas científicas e a Bíblia, dar uma olhada mais de perto descobriremos falhas e erros em uma interpretação óbvio dos registros encontrados na própria Bíblia. Podemos dizer que a crença pessoal de diversos teístas estão obrigando-os a interpretarem como bem entendem os livros para que sua crença, a ciência e a Bíblia estejam em harmonia. 

A Bíblia não pode e não deve ser interpretada como as pessoas bem entendem, porém isto se tornou algo comum em nossa sociedade. Temos hoje cerca de 10 500 religiões espalhadas pelo mundo. Levando em consideração que Deus existe, somente uma delas estaria certa, da mesma forma que existem diversos segmentos cristãos se o Cristianismo estiver correto logicamente somente uma das diversas vertentes seria a verdadeira. 

 DE fato, temos uma enorme quantidade de motivos para interpretar a Bíblia respeitando as regras na hermenêutica, entre outras e toda vez que as regras para uma Leitura coerente da Bíblia é ignorada frases como 'A Bíblia pode ser interpretada de diversas formas' são utilizadas como uma justificativa para defender um erro óbvio e básico. Quero lembrar que muitas pessoas não seguem algo por ser correto ou errado, muitos seguem por satisfaçam pessoal e tentam fazer com que sua crença, se ajuste tanto a ciência quanto com a Bíblia.

Que tenhamos sempre o conhecimento e a sabedoria ao nosso lado, para que não possamos ser enganados por nossas crenças ou sermos enganados pela inocência ou crença do próximo. A verdade no final triunfará. 









  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: A Bíblia pode ser interpretada como bem entendemos? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli