Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 14 de abril de 2015

A Poesia da Ciência - Neil deGrasse Tyson e Richard Dawkins (LEGENDADO)


    Poesia da Ciência é um episódio onde Neil deGrasse Tyson e Richard Dawkins se juntam para refletir sobre a ciência, descobertas e evolução. Este programa é voltado para conscientizar e motivar pessoas sobre a importância da ciência e a importância de questionar para adquirir conhecimento.

      Neil deGrasse Tyson é um divulgador científico e astrofísico dos Estados Unidos. É atualmente o Diretor Frederick P. Rose do Planetário Hayden no Centro Rose para a Terra e o Espaço e investigador associado do departamento de astrofísica no Museu Americano de História Natural. De 2006 a 2011 foi apresentador do programa de televisão de educação científica NOVA scienceNOW, no canal de televisão PBS, e tem sido um convidado frequente dos programas The Daily ShowThe Colbert ReportReal Time with Bill Maher e Jeopardy!.


Neil deGrasse Tyson criticou James Cameron por este ter colocado o céu noturno errado numa das cenas finais do filme Titanic, exibido em 1997. Tyson enviou um e-mail a Cameron "um tanto quanto sarcástico dizendo que, em 1912, naquela época do ano, naquela posição no Atlântico, quando Rose (Kate Winslet) olhava as estrelas, aquele não é o céu estrelado que ela teria visto." James Cameron acabou por corrigir o erro na reedição 3D do Titanic em 2012. Esta foi uma das poucas alterações que o realizador teria feito.

Clinton Richard Dawkins FRS (Nairóbi26 de março de 1941) é um etólogobiólogo evolutivo1 e escritor britânico. É fellowemérito do New College, da Universidade de Oxford,2 e foi Professor para a Compreensão Pública da Ciência em Oxford, entre 1995 e 2008; desde 2002 até a atualidade, lidera a equipe de pesquisas de Oxford .

Dawkins ganhou destaque com o seu livro O Gene Egoísta, de 1976, que popularizou a visão da evolução centrada nos genes e introduziu o termo meme. Em 1982, ele introduziu à biologia evolutiva o influente conceito de que os efeitos fenotípicos de umgene não são necessariamente limitados ao corpo de um organismo, mas podem ampliar-se também ao meio ambiente, incluindo os corpos de outros organismos; este conceito é apresentado em seu livro O Fenótipo Estendido.

Dawkins é ateu declarado, vice-presidente da Associação Humanista Britânica e defensor do movimento bright.5 Ele é bem conhecido por suas críticas ao criacionismo e ao design inteligente. Em seu livro O Relojoeiro Cego, de 1986, critica a analogia do relojoeiro, um argumento para a existência de um criador sobrenatural baseado na complexidade dos organismos vivos. Em vez disso, ele descreve os processos evolutivos como análogos a um "relojoeiro cego".

Ele já escreveu vários livros de divulgação científica e faz aparições regulares na televisão e no rádio, principalmente para discutir esses temas. Em seu livro The God Delusion (Deus, um Delírio no Brasil e A Desilusão de Deus em Portugal), de 2006, Dawkins afirma que um criador sobrenatural quase certamente não existe e que a  religiosa é uma ilusão — "uma crença falsa e fixa".6Em janeiro de 2010, a versão em inglês do livro já havia vendido mais de dois milhões de cópias e foi traduzida para 31 idiomas.




  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: A Poesia da Ciência - Neil deGrasse Tyson e Richard Dawkins (LEGENDADO) Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli