Essa é uma pergunta que fiz a mim mesmo diversas vezes. Porém a resposta é bem simples e quer queiramos ou não, este problema se manterá por muito tempo.
Mesmo que não gostemos, temos que largar e deixar certas coisas de lado, para o bem do progresso humano. Neste caso me refiro a práticas e culturas que afetam negativamente nossa sociedade, assim como o mundo. O Bem maior deve ser a base de nossa vivência tanto com outras pessoas, tanto com a natureza. Seria bom, porém largar uma crença, uma determinada prática cultura que existe a milhares ou centenas de anos, é algo muito difícil de se fazer. Naturalmente, o progresso, a conscientização, a tolerância, o conhecimento e o bem maior se atrasam pela necessidade de muitas pessoas manterem comportamentos, práticas, ideologias, filosofias de vida, e culturas que são nocivas, porém justificam pelo prazer e conforto que recebem.
Neste caso, temos uma ideia melhor do que de fato está atrasando em muito nossa sociedade e naturalmente o progresso humano. Se procuramos o bem maior, devemos lutar para que o bem maior aconteça. Por isso milhares de pessoas lutam contra religiões, costumes, práticas nocivas, contra a intolerância, contra o preconceito e a discriminação, contra ideologias e filosofias de vida que são prejudiciais.
Não vivemos por nós apena, vivemos para melhorar o caminho para a próxima geração e quem sabe assim, a próxima geração sofra menos do que nossa geração.
0 comentários:
Postar um comentário