Muitas pessoas não compreendem o ateísmo adequadamente e assim tiram conclusões inadequadas. Confira:
Na imagem acima temos duas acusações comuns sobre o ateísmo:
(1) Ateísmo é uma religião
(2) Ateísmo acredita que tudo veio a existência a partir do nada.
Irei responder as duas de forma simples e rápida para não tirar muito de seu tempo.
(1) Ateísmo é uma religião
Completamente errado. Ateísmo é somente uma posição baseada na não crença em qualquer forma de Deus. Também ateísmo pode ser declarado como uma posição pessoal da qual o individuo não precisa de evidencias ou provas. Ele é ateu pois se sente melhor assim.
Gosto de uma comparação utilizada por Bill Maher que diz:
- Ateísmo é para a religião assim como Abstinência está para o sexo.
Porém muitas pessoas tornam o ateísmo em algo parecido com uma religião, ou seja, possuí regras, músicas, cultos, basicamente tudo o que uma religião possuí. Porém lembre-se essa não é uma posição que se baseia na definição de ateísmo ou no próprio ateísmo em si. O Ateísmo não é uma religião mas alguns ateus resolveram transforma o ateísmo em alguma forma de religião como a 'Igreja do Espaguete voador' com a intenção tanto de satirizar a religião ou quem sabe estão levando a sério.
Outro ponto importante é que alguns ateus são tão convictos de sua posição sobre o universo e tudo que há, que podem ser comparados a diversos teístas também convictos de sua posição sobre o universo e tudo que há, e assim diversos teístas dizem que o ateísmo é uma crença na descrença ou que possuí o mesmo fundamento através da crença que os teístas. Porém muitos teístas não percebem no que isso implica. A implicação de que o que sentimos como a confiança ou a convicção nada mais é do que um processo natural em nossos cérebros e que o que sentimos não é a prova de nada, mas sim o que sentimos existe para dar significado ao mundo ao nosso redor.
Se a afirmação teísta for de que a forma de acreditar de um ateu é a mesma que a teísta, então o teísta está em uma situação muito complicada.
(2) Ateísmo acredita que tudo veio a existência a partir do nada.
Como vimos acima, o ateísmo não é uma crença ou uma religião, porém existem muitos ateus que se utilizam da palavra 'nada' assim como diversos teístas utilizam a palavra 'Deus'.
Se você ainda não conhece o Deus das Lacunas e o Deus do mistério, deve compreender que o 'nada' tem o mesmo problema, ou seja, o 'Nada das lacunas', o 'nada dos mistérios'. Quando não sabem uma resposta, utilizam afirmações que não possuem base sólida para serem validadas. É algo muito parecido com a imagem abaixo:
Para compreender melhor do que estou falando sobre o nada e deus, Clique neste link para descobrir o porque o nada e deus são respostas inválidas sobre o começo de nosso universo.
Sabemos que o ateísmo pode ser tanto uma posição pessoal que visa em como o individuo se sente em relação ao que acredita ou não acredita, como também pode significar a certeza de que deus não existe e de que o 'nada' é a resposta adequada.
Eu, como ateu, percebi esse problema rapidamente, e em meu conhecimento descobri que utilizar a resposta como o 'nada' é baseada na ignorância e no não saber, assim como Deus. Se a ciência respondesse tudo sobre o universo, a palavra 'nada' iria desaparecer da boca de ateus que acreditam no nada como principal resposta.
Com ateísmo é a falta de crença, logo não pode ser considerada como uma crença. Porém muitos se utilizam da crença na descrença e assim são capazes de acreditar no nada, assim como os teístas acreditam em deus.
Conclusão: ateísmo não acredita que tudo veio a surgir a partir do nada. Ateísmo é apenas uma posição da qual nega a existência de deus. Porém utilizar a palavra 'nada' pode ser provida dos meios teístas, já que para eles se Deus não existe, então o nada existe. O que também é baseado em ignorância científica.
A ciência não chegou a concluir o que gerou nosso universo. Qualquer conclusão que leve em direção a Deus ou ao nada, não podem utilizar a ciência como base, pois a própria ciência não chegou a conclusões sobre a questão. Por isso digo que tais posições nada mais são do que 'ignorância científica'.
Obrigado por Ler.
0 comentários:
Postar um comentário