Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 6 de abril de 2015

É dia de 24 horas ou pode ser interpretado como as religiões bem entendem?

      Este debate ocorreu contra a página 'respostas ao ateísmo' e nela vamos avaliar o que a Bíblia diz sobre a criação e demonstrar o equivoco na forma em que defendem alguns textos. Então vamos lá.




Respostas ao ateísmo diz:


Aqui você mostra que nunca leu o meu texto sobre Interpretação do Gênesis. Existem 3 argumentos principais para que não se esteja falando de dias de 24 horas: 

1) Não faz sentido usar uma forma de medir o tempo que só daria pra ser usada a partir do 4º "dia", quando o Sol se tornou visível na Terra.

2) Algumas particularidades no hebraico usado mostram que o gênero textual não se trata de uma descrição técnica de como Deus criou as coisas, mas de um "hino" à sabedoria de Deus, por ter feito as coisas em ordem.

3) Ao longo do texto se diz que demorou 6 "dias" para criar o mundo, mas no final do texto (Gn 2.4) se diz que demorou 1 "dia" só. Isso deixa claro que a duração desses dias é arbitrária.




A partir deste momento vamos dar uma resposta adequada ao texto mencionado acima.


Gn 2:4 Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus,


Avaliando o contexto do versículo 4 não existe qualquer base para dizer que um 'dia' é arbitrário, em outras palavras. O texto é claro e diz 'no dia em que o senhor fez a terra'. Em qual diz Deus criou a terra? Este ponto se remete a Gênesis 1:1. Já que vamos ser honestos e buscar a contextualização adequada. Não existe um único versículo em gênesis capítulo 1 e 2 que se remeta que os dias não são dias de 24 horas. Perceba que em Gênesis um é dito e deus criou o céu e a terra e a terra era sem forma e vazia. Em outras palavras mesmo em tamanha escuridão dava pra ver a terra, o que podemos dizer que quando é dito o 'ceú' pode estar falando sobre a atmosfera, porém quando é dito céu, se remete a algo visível o que pode-se concluir que existia alguma forma de luz da qual tanta era possível ver a terra vazia e também ver o céu.


Como pode ver, não pode-se levar a contagem a partir do 4º dia , por ser óbvio o problema.


No versículo 5 de gênesis 1 temos a resposta a este problema: E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.


Com deus criando a luz e as trevas no primeiro dia, dá pra compreender que houve sim um primeiro dia de 24 horas. Se não houve separação entre luz e trevas, seria impossível dizer 'e assim foi o primeiro dia'.

Nenhum de seus argumentos se mantêm em relação a forma como interpreta os dias em gênesis. E se gênesis é aceito ou não como um hino, isto não faz diferença alguma já que agora vcs não teriam um time line para se basear. Nas outras duas premissas vimos que elas não fazem sentido, já que no versículo 4 de gênesis 2, se refere ao dia em que a terra foi criada e não em toda a criação. E também podemos ver que se existiu a luz e as trevas então era possível contar o primeiro dia na terra.

A conclusão a se chegar é óbvia e seu argumento, logicamente não se sustenta utilizando a própria base do argumento contra ele, ou seja a Bíblia.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: É dia de 24 horas ou pode ser interpretado como as religiões bem entendem? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli