Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Limites da Ciência: O que ela pode fazer e o que não pode fazer

         

 Você diz: 'A ciência só pode falar do que foi observado'

           Tem certeza?

           Primeiramente temos que compreender o que é a ciência.

           Existem diferentes áreas do conhecimento (Clique Aqui para um exemplo prático). A ciência (conhecimento) possuí diversas áreas, e não é apenas a observação que leva muitos cientistas a fazerem conclusões sobre o universo, por exemplo. Não é de hoje que teorias e mais teorias sobre o universo foram criadas e assim tentavam explicar o universo como é.

           Na matemática não podemos observar o infinito, então sobra a pergunta: como deduzimos que algo pode ser infinito? Mesmo que não possamos observar o infinito, existem bases sólidas que nos leva a dizer que o infinito existe.

           Se levarmos em consideração a Teoria do Big Bang, também não podemos observar como e quando o Big Bang ocorreu, porém podemos deduzir com uma base sólida que teve seu inicio. Mesmo que a ciência não possa observar o inicio do universo, isto não quer dizer que a ciência não possa dizer como era o inicio do universo através de outras informações.

           Por exemplo, mesmo que não possamos observar como as células distribuem a informação, isto não quer dizer que a ciência e seus  métodos não pode compreendê-las. A psicologia de deus, é um estudo ao qual não se pode observar deus, mas se pode observar o comportamento daqueles que acreditam em deus, e assim chegar a conclusões sobre Deus. Confira: http://religiaoeateismo.blogspot.com.br/2015/04/emocoes-de-deus-parte-1-de-9-porque-o.html

           Essa ideia ou posição que a ciência somente estuda o que é observado, é uma má compreensão do que é a ciência em si e suas áreas de conhecimento.

          A conclusão a se chegar é que o que está sendo questionado é o 'Método Científico' ao qual por meio de observações busca evidencias para explicar o mundo e o universo. Porém o equivoco de muitos é se colocar na posição de que o 'Método Científico' se encontra sozinho para chegar a conclusões, porém essa também é uma má interpretação da ciência. Mesmo que o método científico através de suas observações não possa explicar além de suas observações, existem diversas outras áreas dentro da ciência, que auxiliam a explicar aquilo que não pode ser observado através do método científico.

       Muitas pessoas tentam invalidar a ciência atacando somente o método científico e ignorando outras áreas de conhecimento , como a matemática, a filosofia, a cosmologia, Psicologia, a ciência das emoções e etc.

     Eis um exemplo de nosso Horizonte no universo Observável e naquilo que não podemos observar:


     Descubra nosso Limite observável, neste vídeo sobre o tamanho do universo:


      Quero lembrar para todos que somente quando chegamos ao limite observável é o momento em que muitos teístas utilizam do argumento da ignorância para validar a existência de deus, ou seja, após o limite de conhecimento humano, utilizam deus como resposta. O Deus das lacunas, o Deus dos mistérios, somente assim os teístas conseguem continuar acreditando na existência de Deus.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Limites da Ciência: O que ela pode fazer e o que não pode fazer Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli