Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Erros Teístas - 5 Bons Motivos para negar a Aposta de Pascal


A aposta de Pascoal (Clique Aqui) é um argumento bem interessante utilizado por muitos teístas. A aposta concluí que é melhor ser teísta, já que se estiverem errados não irão perder nada. Para mais detalhes sobre a aposta de Pascal e sobre a falácia da aposta Clique Aqui.

Hoje, quero analisar está aposta de uma forma bem interessante demonstrando o porque ela falha miseravelmente.  Compartilho 5 Bons Motivos para negar a Aposta de Pascal, confira:



1.    Diferentes Tipos de Teísmo

Isso Mesmo. Sabemos que no mundo, existe grande diversidade de crença. Isso quer dizer que dos mais de Milhões de deuses criados e acreditados por Bilhares de pessoas que passaram pela terra pertencem ao teísmo. São tantos Deuses diferentes que acabam eliminando a Porcentagem de 50% em milhares de pedaços. Naturalmente vem a pergunta: Em qual deles devemos confiar?

Como cada individuo dentro do teísmo acredita em um Deus, então a porcentagem na chance teísta de estarem corretos ao utilizar a aposta de Pascoal se torna minuscula. Os Diferentes tipos de teísmo, nos obriga a diminuir as chances de certeza por parte do teísmo. 

2.   Os números não são a favor do teísmo

Este ponto é a confirmação do ponto (1). O que aparentemente seria 50% para cada lado (50% para os teístas e 50% para os ateísta), agora as contas se modificam porém se mantendo em 50% para os ateístas e cerca de 0,05% para cada crença, isso se aceitarmos somente a crença em 1000 deuses diferentes. É claro que utilizando a razão podemos diferenciar diversas dessas crenças, sendo as mais prováveis e as menos prováveis, porém como a Aposta de Pascoal se baseia em uma questão pessoal, a parte racional, ou seja evidencias a favor de alguma crença não necessitam ser utilizadas, pois neste caso nenhuma poderia ser aceita como verdadeira.Isso seria o mesmo que pular de um avião, a 3000 mil metros de altura, sem paraquedas e acreditar que irá sobreviver. Porém o ponto (3) é ainda mais importante, confira:

3.     Prejuízo ao mundo

Sabendo que existem milhares de crenças falsas, não é correto afirmar que é uma boa ideia arriscar toda sua vida por míseros 0,05% de certeza. A pessoa teria que viver 1000 vidas, para acertar 1 (isso se o ateísmo for falso). O prejuízo que o mundo recebeu dado a tantas crenças falsas não é possível contabilizar. Famílias foram desfeitas, a crença e as ideologias colocaram vizinho contra vizinho, nação contra nação, e filhos contra pais. 

Mesmo que tenham trazido tanta coisa importante para nosso mundo e auxiliado em diversas descobertas, essas crenças se escondem através de boas ações para assim justificar suas ações negativas. O prejuízo ao mundo, não pode ser contabilizado e a dor gerada impossível de ser remediada. 

4.    Viver a vida como se fosse única

Utilizando a aposta de pascal nega-se o valor da vida para satisfazer uma determinada crença. Este é o ponto mais importante, ao meu ver deste texto. Baseado que é improvável que alguma crença em deus esteja correta e baseado também que de forma pessoal é impossível saber qual a verdadeira, é melhor vivermos essa única vida da melhor forma que pudermos. De fato não se vive duas vezes e se deus existir e não entender está razão, então o mesmo não pode ser considerado justo e misericordioso. 

Viver a vida da melhor forma, permite o respeito a diversidade, diminuindo a intolerância, o ódio e a violência. Quando compreendemos o valor de nossas vidas, começamos a viver.

5.     Se Deus não entender o ponto (4) o mesmo não deve ser declarado como deus

Baseado na quantidade de deuses existentes, na quantidade de crenças e religiões, é muito improvável que alguém tenha coragem o suficiente de pular de um para avião sem um paraquedas. Porém se a pessoa acreditar que possuí um paraquedas, a mesma passa a se sentir mais confortável e pular, mesmo que não tenha paraquedas algum, se torna algo positivo. 

Isso implica se algum Deus existir e estivéssemos frente a frente com ele e o mesmo perguntasse o porque não acreditamos nele, e nossa resposta mesmo sendo racionalmente aceitável, não for aceita por Deus, isso implica que o mesmo não é justo e misericordioso. O que demonstra que também não é totalmente bondoso e que julga a salvação baseada na Crença que as pessoas depositam nele, ao invés de avaliar a questão racionalmente. O intrigante é que se Deus existir os teístas se julgam capazes de dizer como este Deus supostamente pensa e age, o que demonstra a necessidade humana de ser seu próprio deus, criando assim a ilusão de que conhece o que é desconhecido ou que é capaz de compreender uma mente superior a de qualquer teístas.

Se deus existir e for exatamente da forma como os teístas alegam, então este deus é infantil, mesquinho e não aceita a razão adequadamente, mesmo sendo um ser super intolerante e poderoso. Se não falta nada para Deus, existe algum sentido na Criação?

Bem, enquanto reflete sobre a questão ficamos por aqui. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Erros Teístas - 5 Bons Motivos para negar a Aposta de Pascal Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli