Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Erros Teístas: 4 Motivos para ignorar O Argumento das Mortes


Muitos ateus já sofreram com a postura de alguns teísta intolerantes e inconsequentes. Não é uma novidade, e muitos deles estão em nosso meio a muito tempo. Inclusive até mesmo dentro do próprio ateísmo existem pessoas com pouco conhecimento, que atacam os teístas inadequadamente com se todo teísta estivessem no mesmo nível de teístas intolerantes, inconsequentes.

Um dos piores argumentos que ouvi contra o ateísmo é das mortes causadas por certos ateus. O intrigante é que essas acusações são providas através da generalização, ou seja, por causa de alguns ateus todos são ruins, o que é o mesmo que dizer que por causa de teístas ruins todo o teísmo é ruim. Hoje vamos esclarecer essa questão e demonstrar como essas acusações não fazem sentido.



1.                      A Visão teísta do ateísmo

O teísmo em sua diversidade, possuí diversas ideias de Deus diferentes.  Na Ideologia Deus é a fonte de toda bondade, amor, proteção, entre outros, assim como traz sentido de vida .

Dentro da Ideologia Cristã, entre outras ideologias religiosas, se Deus é visto como totalmente bom, então logicamente se o teísta se desligar de Deus, na mentalidade de muitos deles vão se tornar pessoas ruins, más e negativas. De fato, ainda existem muitos religiosos que utilizam o termo ‘sem religião’, ‘sem crença em Deus’ ou até mesmo o termo ‘ateísmo’, para demonstrar o lado negativo do afastamento de Deus. Mesmo que não queiramos, é assim que a maioria dos religiosos ainda enxergam o ateísmo. Em alguns países o ateísmo por causa desta implicação teísta, o ateísmo se torna a oposição, o lado negativo, o lado ruim, mesmo que o ateísmo signifique em um aspecto geral a posição de não crença em deuses.

Para muitos teístas, se Deus é totalmente bondoso, o ateísmo é maldoso ou não possuí um senso moral para saber o que é certo ou errado. Na visão teísta, nenhum ateu poderia julgar um comportamento como degradante, pois não teria uma base moral objetiva para fazer julgamentos. Segundo eles seria nada mais e nada menos que opiniões pessoais.

Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que ser ateu é ser filho do Diabo ou de Satanás. Isto para compreendermos que muitos teístas possuem enorme dificuldade em compreender que ser Ateu, de forma simples, é não acreditar em Deus, o que não implica que todo ateu é uma pessoa ruim, má e que não tem senso moral, mesmo que existam no meio ateísta pessoas que praticam atos degradantes, assim como no meio teísta.

A própria Base religiosa é intolerante nesta questão, já que condena abertamente o ateísmo como algo negativo e ruim, mesmo que muitos teístas não condenem. Raramente  se vê pastores pregando a tolerância ao ateísmo ou a outras religiões.  A visão teísta do ateísmo é distorcida da realidade. Em alguns países ser ateu é crime e a sentença é a morte. Em outros pode-se ir preso por simplesmente ser ateu. O que não é diferente do tempo nos quais escravizavam índios e negros, pelos simples fato de serem índios ou negros.

É a mesma estratégia baseada na ignorância e arrogância gerando assim preconceito. Os tempos estão mudando e em diversos países que pregam a igualdade entre a diversidade e a proteção de Direitos, estes países se tornam os melhores para se viver. Enquanto países que não respeitam o Direito e principalmente não aprovam a diversidade, então são países perigosos para se viver. 

Não saia dizendo que em países ateístas como a Albânia é tudo perfeito e lindo. Uma olhada nas Leis do país, encontramos a intolerância aos teístas, ou seja, não é o ateísmo ou teísmo sozinho que tornam um local bom de se viver, mas sim o respeito a diversidade.

2.  As mortes que aconteceram no mundo por culpa de alguns ateus 

Este tipo de argumento ou afirmação em relação ao ateísmo e as mortes, não é utilizado em níveis mais elevados de debate ou conhecimento. Ou seja, quem utiliza este argumento ou afirmação, demonstra desonestidade e ignorância. É certo que de ambos os lados (ateísmo ou teísmo) existiram  quantidade de mortes assustadoras, porém não justifica afirmar através das mortes que o ateísmo e o teísmo são ruins. Da mesma forma que aconteceram coisas negativas no ateísmo, aconteceu muitas outras no teísmo. Porém a pressão é maior no teísmo, já que muitos deles utilizam a palavra 'paz' e 'amor' quando de fato não se importam de humilhar ou levar alguém a morte. A pressão é maior no teísmo em relação a seu discurso e filosofia.  Existe toda uma pressão no teísmo em relação as mortes, porém irei explicar mais a frente.

Um exemplo é o Nazismo. No auge do nazismo existiam teístas e ateístas a favor do nazismo, e assim também diversos teístas  e ateístas e posicionaram contra o nazismo. Dizer que a Ideologia Nazista era teísta ou ateísta não faz o menor sentido. Ambos os lados existiam pessoas defendendo ou atacando, em ambos os casos ateus e teístas, sendo é claro a maioria esmagadora de Teístas. 

Isto não aconteceu somente com o nazismo, comunistas, ditadores e diversas pessoas que subiram ao poder e que massacraram milhares de pessoas foram ateus e teístas que da mesma forma que fizeram o mal, muitos outras pessoas ateus e teístas fizeram o bem. Porém algumas pessoas se sentem livres o suficiente para dar nome aos Bois e acabar prejudicando varias pessoas por sua limitação.

Dizer que Mao matou milhões, é ok, mas dizer que a culpa de Mao ter matado milhões  é o ateísmo é de enorme desonestidade. Seria o mesmo que dizer que o teísmo é ruim por causa de centenas ou milhares de pessoas por causa da Inquisição e os modos de tortura católica. Não faz sentido. 

Somente pessoas com baixo conhecimento e que são desonestas possuindo informações pela metade, utilizam este tipo de argumento desonesto para atacar a oposição e justificar aquilo que acredita.

3.   O problema religioso : bondade pra quem?

Imagine que você pertença a uma ideologia que prega a bondade, o amor ao próximo, o respeito a diversidade e que ao mesmo tempo mata milhares de pessoas como na Inquisição. Como acreditar em tamanha hipocrisia? 

Quando um teísta vem dizendo que o teísmo é bom ou que é bom por ter matado milhões de pessoas a menos que outras ideologias, o mesmo não percebe o quão estupido, arrogante e ignorante está sendo.

Se a Ideologia cristã prega o amor ao próximo, porém matou uma única pessoa por motivos de preconceito ou de oposição, então a ideologia cristã tem problemas, já que os mesmos dizem possuir uma ‘moral objetiva’ e ao mesmo tempo que pregam o amor, também pregavam o ódio. Fica difícil aceitar não é?

Porém é justo julgar ateus e teísta que não fariam o mal a outro ser humano, por causa de ideologias e atitudes de diversas pessoas que foram negativas durantes toda a história? De fato não. É justo julgar que todo o ateísmo ou teísmo é ruim ou mal por causa de pessoas que tiveram atitudes negativas e ruins para toda a sociedade? de forma alguma.

Algumas pessoas acreditam em suas filosofias, ideologias ou posições de tal forma que além de criarem ódio e rancor contra outras ideologias, também se tornam pessoas preconceituosas, que utilizam qualquer argumento como válido desde que satisfaça aquilo que acredita. Assim o teísmo e ateísmo se tornam negativos como um todo, e tudo o que ambos os lados fizeram de positivo e bom é negado. A pessoa sofre através do Viés da Confirmação, para que sua crença se mantenha acima do que seria certo e errado. Essas pessoas são um problema.

4. O problema da Base Religiosa: A intolerância se encontra nos Livros Sagrados

O ateísmo diferentemente do teísmo, tende a seguir a constituição e as Leis da nação a qual se encontra. Se existe uma determinada ordem, raramente qualquer pessoa, sendo ateu ou não, irá desejar que a Lei ou os Direitos Regridam, desta forma mantendo o que é adequado e eliminando o que é negativo da sociedade.

Muitos de nós ateus, assim como qualquer outro ser humano, não temos prazer em fazer o mal. Não nos sentimos bem praticando o mal. Assim como os teístas também não se sentem bem praticando o mal. Porém, é muito mais simples para um teísta fazer a maldade do que para um ateu. Permita-me explicar. 

Como a grande maioria dos ateus seguem a Constituição e as Leis impostas, os mesmos tendem a respeitar com maior frequência o Direito de ir e vir de qualquer religião ou crença. E sim, existem ateus que não respeitam religião ou crença, e da mesma forma que um país inteiramente ateu como a Albânia possuí Leis das quais geram preconceito e intolerância contra teístas.

Para um país ser considerado bom para se viver, deve-se respeitar os Direitos e principalmente respeitar a Diversidade. Ou seja, o país deve oferecer espaço as crença e para a descrença. Um país ateu cria Leis e Regras que impedem a Crença, e países religiosos tendem a impedir outras crenças e o ateísmo. Somente em países aos quais a diversidade de crença e de descrença é respeitada, somente então encontramos um lugar melhor para se viver.

A base teísta provida especialmente de livros aceitos como sagrados como Bíblia adquire o problema que se propaga de forma assustadora. A ideologia cristã tem como Base uma posição negativa em relação ao ateísmo, homossexualismo e outras crenças. Mesmo que o teísta, principalmente dos tempos modernos aceite e diga que não possuí preconceito, que respeita o Direito do próximo e principalmente respeita a diversidade, mesmo assim não pode mudar o que a Base e a Estrutura de sua Ideologia baseada em Livros aceitos como sagrados, dizem. 

A Base e a Estrutura Teísta da qual muitos deles tem orgulho, é baseada em uma cultura e Leis de um povo intolerante, preconceituoso e que de forma natural para qualquer um que transgredisse as Leis, poderiam ser mortos apedrejados. Ler a História do povo de Israel no Antigo testamento. 

A Base religiosa é preconceituosa, intolerante e jamais irá mudar, porém os religiosos modernos, negam a maior parte da parte negativa da base religiosa, e mantêm o suficiente para que continuem acreditando. Basicamente eles jogam e ignoram o que tem de ruim, e seguem somente aquilo que veem como bom.

Conclusão

Vimos neste texto 4 bons motivos para evitar utilizar o argumento das mortes, já que milhares de pessoas sendo ateus ou teístas não levantariam um dedo para matar alguém, sem uma imposição e obrigação sobre os mesmos e da mesma forma, a história mostra que diversas pessoas sendo ateus e teístas, humilharam, mataram, milhões de pessoas. Porém a pressão é maior sobre os teístas já que a ideologia cristã especialmente prega o amor ao próximo, porém a Inquisição demonstra que o 'amor ao próximo' é falho.

O Fato é que nem o ateísmo e nem o teísmo garantem que alguém será uma boa pessoa, vai depender de diversos outros fatores. Culpar o ateísmo ou o teísmo, é acusar pessoas que fazem o bem e querem o melhor para o progresso da humanidade, de que estão fazendo o mal. 


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Erros Teístas: 4 Motivos para ignorar O Argumento das Mortes Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli