Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 27 de março de 2015

Existe um Sentido de Vida na existência sem Deus?

Vamos dar uma olhada na Imagem que está rodando nas Redes Sociais e causando polêmica:


Vamos analisar e responder adequadamente ao que é dito na imagem.

Em outras palavras o argumento de Craig diz assim: pelo fato do ser humano não gostar da realidade do universo e não aceitar a inevitável realidade que nos cerca, faz mais sentido acreditar na imortalidade como resposta a nossa existência do que acreditar que nossa existência não tem qualquer motivo ou sentido. Algumas pessoas não possuem o suficiente para aceitarem a realidade e buscam uma resposta que as agrade e conforte, desta forma encontram um sentido de vida e uma razão para viver provido no teísmo e no agnoticismo. Como consequência é natural que essas pessoas se afastam da realidade do universo e comecem a nega-la como podem.


Tais pessoas possuem grande dificuldade de descobrir como alguém pode viver sabendo que irá morrer um dia e tudo irá acabar, e também possuem enorme dificuldade em aceitar que alguém possa seguir a moralidade que não seja baseada em um ser que comanda todo o universo. Tais pessoas não conseguem responder perguntas simples como:


a) como um ateu encontra sentido de vida sem seguir qualquer forma de divindade?
b) como alguém que não aceita qualquer forma de divindade pode ser alguém moralmente bom e não sair matando ou estuprando qualquer um por aí, já que segundo a visão religiosa eles não possuem deus e como consequência podem fazer o que quiser. ?


O problema religioso é que não possuem a ciência para responder essas questões e utilizam algum texto sagrado do qual não oferece uma resposta adequada. Sabemos que a Moralidade é uma descoberta necessária para o convívio social e de que não é necessário um ser chamado deus para cria-las. De fato, até mesmo a ciência explica a evolução da moralidade e também explica a evolução moral religiosa.


Da mesma forma que 'sentido de vida' não está relacionado a religião, porém é algo que todo ser humano tem de forma natural, porém novamente a religião não oferece uma resposta adequada como consequência seus seguidores não podem e não conseguem compreender o óbvio.


Conclusão


Muitas pessoas conseguem viver segundo a realidade do universo e sabem apreciar o pequeno e curto espaço de tempo que possuem. Porém algumas pessoas possuem tanto medo da morte e também não querem que sua existência significa apenas o que ela de fato é, que então criaram realidades subjetivas para saciar seus desejos e trazer conforto e sentido de vida.


O objetivo da vida é que vivamos, não importa se a pessoa vive para deus ou vive sem deus, de qualquer forma ela está vivendo. Algumas pessoas não precisam de razões ou motivos para viver, outras pessoas precisam encontrar algum motivo para que sua existência faça sentido, e assim conseguem viver. Daí começam a surgir os problemas, já que aqueles que acreditam em uma realidade subjetiva, não ficam satisfeitos até que sua realidade subjetiva seja uma realidade objetiva, porém aqueles que vivem dentro da realidade objetiva não possuem o mesmo interesse de convencer outras pessoas a viverem sua realidade. Isso porque eles sabem que nem todas as pessoas podem viver adequadamente com a realidade que nos cerca a partir do momento que existe outras realidade obrigando as pessoas a procurarem algum sentido ou motivo para sua existência.


Existem locais onde a religião jamais chegou a convencer, e como consequência toda a comunidade dos pirarã vivem de acordo com a realidade que os cercam. Podemos dizer que onde a religião não pode colocar suas mãos, as pessoas conseguem viver e muito bem sabendo que o universo um dia irá acabar e que devemos viver o melhor que podemos enquanto estamos vivos.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Existe um Sentido de Vida na existência sem Deus? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli