> Os deveres morais são impostos em nós desde quando nascemos ou vamos adquirindo com o passar do tempo?
> Como as necessidades humanas afetam o que é certo e errado, criando padrões?
> Como o sistema límbico interage com outras partes de nosso cérebro gerando a convicção no que é certo ou errado?
> O ser humano nasce bom ou nasce mal?
> Qual a estrutura primária que todos os seres humanos possuem e como ela nos afeta no dia a dia?
> Como questões de sobrevivência, reprodução e a busca por melhorar a qualidade de vida, afetam a moralidade?
> Quais são as diferentes moralidades existentes quando comparamos as necessidades humanas?
> Como Cs Lewis demonstra que Deus está ligado com o que nos motiva a ajudar alguém ou a não ajudar alguém?
> Como CS Lewis explicaria que em alguns lugares as pessoas fazem o mal? Será que esse processo tema ver com Deus decidindo ou é algo que não precise de Deus?
> Porque nos adaptamos ao nosso ambiente, e através de diversas necessidades nos adaptamos ao que é certo ou errado? Isso é necessário Deus ou é de responsabilidade de diversos processos cerebrais?
Essas foram algumas perguntas interessantes sobre a moralidade, da qual não se pode responder através de alguma divindade.
> Como as necessidades humanas afetam o que é certo e errado, criando padrões?
> Como o sistema límbico interage com outras partes de nosso cérebro gerando a convicção no que é certo ou errado?
> O ser humano nasce bom ou nasce mal?
> Qual a estrutura primária que todos os seres humanos possuem e como ela nos afeta no dia a dia?
> Como questões de sobrevivência, reprodução e a busca por melhorar a qualidade de vida, afetam a moralidade?
> Quais são as diferentes moralidades existentes quando comparamos as necessidades humanas?
> Como Cs Lewis demonstra que Deus está ligado com o que nos motiva a ajudar alguém ou a não ajudar alguém?
> Como CS Lewis explicaria que em alguns lugares as pessoas fazem o mal? Será que esse processo tema ver com Deus decidindo ou é algo que não precise de Deus?
> Porque nos adaptamos ao nosso ambiente, e através de diversas necessidades nos adaptamos ao que é certo ou errado? Isso é necessário Deus ou é de responsabilidade de diversos processos cerebrais?
Essas foram algumas perguntas interessantes sobre a moralidade, da qual não se pode responder através de alguma divindade.
Gabriel, gostaria de uma explicação sua sobre isso:"No que se refere aos pobres, por exemplo, os liberais acreditam que a melhor maneira de ajudá-los é a assistência governamental. Contudo, uma vez que os
ResponderExcluirconservadores acham que tal assistência cria dependência, eles prefeririam estimular oportunidades econômicas, de modo que os pobres pudessem ajudar a si mesmos. Perceba que o fim é o mesmo (ajudar os pobres), mas os meios são diferentes. Do mesmo modo, tanto os militaristas quanto os pacifistas desejam a paz (o fim); simplesmente discordam quanto à questão de um grande poderio militar ser um meio para se alcançar a paz. Ambos concordam com o fim absoluto; eles
simplesmente discordam quanto aos meios relativos de se alcançá-lo." No caso os valores morais objetivos existem o que muda é a interpretação de como alcançá-los. O que acha?
Não. Sobrevivência, reprodução, processos cerebrais e a adaptação ao ambiente, a busca por qualidade de vida, imposições biológicas, são os principais componentes presentes em qualquer ser humano. O que muda é o ambiente ao qual o individuo se encontra, assim como a importância da adaptação aos Leis e Regras, o que gerará basicamente 5 pontos morais:
Excluir> Moralidade baseada na individualidade (subjetividade de cada individuo)
> Moralidade baseada em Grupos, ideologias, famílias (subjetiva a cada família, ideologia ou grupo)
> Moralidade baseada na cultura (subjetiva a cada cultura)
> Moralidade baseada na nação (subjetiva as necessidades de cada nação)
> Moralidade baseada na espécie (obrigação para toda a espécie)
Não importa em quais delas, os processos cerebrais continuam a funcionar e a gerar a convicção nas Leis e Regras de determinado ambiente. Com as imposições que nos levam a querer sobreviver, reproduzir e a procurar melhorar a qualidade de nossas vidas, temos certas necessidades imutáveis não importa qual nação, cultura ou individualidade que seja. Como estamos programados a evitar a dor e a buscar aquilo que nos traz prazer, a vida social ajuda e muito a diminuir a dor, e essa é uma das diversas razões que nos influencia a viver sem fazer o mal aos outros, dada também a nossa empatia com a capacidade de nos colocar no lugar dos outros e sentir a dor que os outros sentem.
Outro ponto muito importante que o ser humano em si, não é um animal violento, mas que pratica a violência dependendo de suas necessidades, da qual influencia dentro dos 5 pontos morais mencionados acima.
Além do mais, uma vez que uma convicção é gerada em prol de alguma conexão, como por exemplo, a conexão com os pais que nos obriga a não matar nossos pais, pois são obrigatoriamente necessários emocionalmente, além de saciar nossas necessidades primordiais de sobrevivência, reprodução e qualidade de vida, é criado diversos inibidores. Os inibidores são as barreiras impostas que impede que alguma convicção ou crença seja derrubada.
Outro ponto importante, é que as Leis e Regras, como a não matar ou não usar a violência, é baseada na ligação de nossas emoções com tais Leis e Regras. Por exemplo, a conexão com nossos pais é profunda, e superior a falta de conexão. Logicamente, pela conexão que temos com nossos pais, isso impedirá que matemos nossos pais. Ou seja, a conexão que temos com um determinado objeto, torna esse objeto necessário. Eis um exemplo de como a moralidade funciona através da conexão que temos com um determinado objeto : uma pessoa é roubada e várias pessoas matam o assaltante. neste caso, podemos observar que o grau de conexão com a 'morte do assaltante por ter roubado' é superior a conexão que essas pessoas possuem com o 'não matarás'. Aqui temos um exemplo de como a conexão com os objetos tornam tais objetos necessários.
Outro exemplo de necessidade obrigatório: Todos nós temos fome. Sabemos como a fome pode ser algo terrível. Como a alimentação é uma das necessidades obrigatórios, logo nossas Leis e Regras, principalmente de uma nação, é baseada em erradicar a fome. Perceba que racionalmente, não tem como decidir se é certo ou errado alimentar as pessoas, porém, a necessidade é maior que o dever. Em outras palavras, sempre que existir necessidades obrigatórios, essas necessidades influenciam nos deveres morais.
Entendi. Então no exemplo citado acima por mim, se encaixa na moralidade baseada na espécie? Estive analisando o argumento que eu citei pra voce e cheguei a uma conclusão interessante: mesmo que o objetivo final seja erradicar a pobreza, tanto a esquerda quanto a direita pelo fato de divergirem em quais meios se atingir já é uma questão RELATIVA. Creio que os teístas neste ponto fazem uma confusão entre moral e ética, misturam os termos afim de confundir a cabeça do leitor. Se a moral fosse tão objetiva assim por que Deus iria permitir o ser humano fazer várias interpretações dela? Porque por mais que as intenções sejam boas, os resultados serão diferentes e por vezes pode-se chegar a um resultado negativo. Mas se a ética for universal ela é infalível, ou seja não erra? Se pelo fato dela ser um construto humano também não pode ser passível a erros (ignorando o lado instintivo)?
ResponderExcluirSó uma observação, você cita vários tipos de moralidade e coloca entre parenteses "subjetivo a". Subjetivo seria se fosse relacionado a um sujeito (um só indivíduo), creio que o correto seria "relativo a". Na questão moralidade individual até ficaria correto, mas as subsequentes que são grupais não.
ResponderExcluirVocê está correto! obrigado, irei corrigir.
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