Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Respondendo a um teísta adequadamente.



O Debate abaixo envolveu minha pessoa e dois teístas em relação a seguinte pergunta: o povo de Israel utiliza a palavra 'Deus' através do argumento da ignorância?

A primeira tentativa de resposta foi a seguinte: Não acho isso tão importante assim. Quer dizer, só porque as pessoas atribuíam a Deus a causa dos fenômenos no passado, não quer dizer que Ele não existe. De fato, os cristãos hoje em dia ainda acreditam que Deus tem controle sobre os fenômenos, mesmo sabendo as causas naturais para o mesmo. Ou seja, uma coisa não exclui a outra.

Na resposta acima temos que o individuo ainda não se apercebeu que, quando se avalia um determinado argumento não se invalida todos os outros argumentos, se invalida somente o que está sendo avaliado em questão. O que me levou a deduzir que este teísta não estava tão por dentro em como avaliar a argumentação. O que me deixou chateado, visto que ele é o Gestor do Blog 'Respostas ao ateísmo' (Clique Aqui para ver - Acredite ou não tem cerca de 10 mil curtidas, parece que o conhecimento não é o forte deles.)

Outra tentativa de resposta:  De forma simples, os escritores da Bíblia eram ignorantes e atribuíam uma causa natural como um ato direto de Deus. É inequivocamente isto que este trecho está dizendo. Sendo assim, a resposta seguinte refuta corretamente sua fala: "Quanto ao exemplo bíblico, todos esses exemplos onde o povo de Israel atribui eventos a Deus como causa, continham como pano de fundo uma revelação ou inspiração divina. Não era meramente uma atribuição baseado em um senso intuitivo."

De fato tenho que concordar com a frase 'não era meramente uma atribuição baseado em um senso intuitivo' de fato podemos ver ainda mesmo nas igrejas modernas e pastores ao qual se utilizam de posição muito parecida com a do povo de Israel, muitos deles acreditam que deus pode curar o câncer e que não precisamos de médicos. Sem dúvidas os escritores Bíblicos eram bem inteligentes para a época a qual eles se encontravam, porém hoje, não passam de ignorantes em um período que para explicar alguma coisa que não sabiam utilizavam aquilo que acreditavam. Não é preciso bem intuição ou inspiração divina. A pessoa acreditava em algo e a melhor resposta era justamente aquilo que acreditavam, ou seja, Deus é o responsável pela chuva. Em outras palavras nosso amigo anda em círculos e diz que tem uma resposta adequada, quando de fato não o tem. Além do mais o mesmo nem percebe o absurdo que está dizendo, pois deve demonstrar que:Outros deuses em outras civilizações também eram os responsáveis pelos fenômenos naturais assim como o deus de Israel. Honestamente não sei como vão separar os deuses como falsos e etc.

Vamos a resposta a questão.

Vou responder de forma simples:

Olha só. DAvid Diz que a crença do povo de Israel em relação aos atos da natureza como a chuva, não é provido de ignorância, mas sim do próprio Deus. Ao invés de David compreender que naquele tempo o povo de Israel não sabia que a chuva era um ato natural, e que Deus nada tinha a ver com ela, DAvid prefere dizer que 'não é porque é um fenômeno natural que deus não esteja por trás dele'.

Ou seja, podemos pegar a própria ciência e demonstrar que de fato deus não tem nada a ver com o evento natural da chuva. Em outras palavras, podemos provar que este é um evento ao qual não é necessário nenhuma atribuição divina. Se eu posso provar através da ciência que deus não tem nada a ver com a chuva, então cabe ao David provar que é necessário Deus de alguma forma para que a chuva acontece como ela acontece.

Compreende a diferença ?

Vocês estão utilizando uma informação sem qualquer credibilidade para validar seu ponto de vista. O povo de Israel, assim como diversos povos, deixo repetir, DIVERSOS POVOS, acreditam em deuses diferentes. Diversos desses povos acreditam que seu deus em particular mandava a chuva. Deixe-me repetir ACREDITAVAM QUE O DEUS EM PARTICULAR DE CADA UM DELES MANDAVA A CHUVA.

Bem, o que isso implica? Todos os deuses são verdadeiros ? Porque o deus teísta de Israel seria diferente? Ele realmente mandava a chuva ou podemos categorizar como um evento natural e não sobrenatural? e o que isso quer dizer sobre os povos como o povo de Israel?

Descobrimos que a chuva é um evento natural sem interferência sobrenatural, ou seja, não precisa de nenhum deus para explica-la. Se não precisa de nenhum deus para explicar este fenômeno natural, qual a resposta para a questão?

Bem, também é simples. Uma vez que descobrimos como funciona este ato natural, compreendemos que a palavra 'Deus' pelo povo de Israel era utilizada para 'explicar aquilo que não sabiam como explicar' e dada as circunstâncias a crença em deuses era difundida por diversos reinos e os mesmos utilizam da palavra 'Deus' para explicar qualquer coisa, até mesmo vitória em guerras ou mortes por vírus e bactérias. neste sentido a palavra 'Deus' é utilizada pelo povo de Israel, em muitos casos sendo através do argumento da ignorância. Porém para negar que não é provido de tal argumento é necessário:

1. Demonstrar que a chuva é um evento sobrenatural ou que deus está ligada a ela de alguma forma. Não é porque existe a chuva que existe deus. A causa da chuva não é deus, porém podem tentar demonstrar que é. Ficarei esperando e aguardando ansiosamente.

2. Demonstrar que os outros deuses não eram capazes de fazer o milagre da chuva, visto que em outras civilizações a palavra 'Deus' era utilizada para o mesmo evento natural.

Como disse anteriormente, vocês não entendem a questão. Talvez posso ter cometido erros ao tentar explica-la de outra forma o que pode ter gerado dúvidas, porém baseado no conhecimento que possuem isso deveria ser óbvio e se não o é, talvez enxergam o Deus de Israel como verdadeiro sem olhar realmente a fundo a questão e como o próprio povo de Israel utilizava a palavra 'Deus' como meio de explicar aquilo que não podiam explicar de outra maneira. Obrigado.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Respondendo a um teísta adequadamente. Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli