Recentemente debatendo com um teísta cristão, o mesmo acredita que Deus é necessário para que a moralidade e a ética sejam justamente o que são. Eis o comentário que o mesmo ofereceu para tentar resolver a questão:
"s 4 pontos mencionados acima, demonstram..."
Existem várias teorias concorrentes a sua, e elas NÃO TRATAM do fundamento da moral ( metaética), apenas busca prescrever normas éticas a serem praticadas.
De teorias normativas nós estamos fartos:
Consequencialismo
Deontologia
Ética da virtude
Egoísmo ético
Hedonismo
Estoicismo
( teoria do Gabriel Orciole )...
E por ai vai.
As questões apontadas tem alguns problemas, sendo o principal deles a falta de conhecimento de seus autores sobre o cérebro humano, sobre a biologia humana e sobre as questões que envolvem reprodução, sobrevivência e qualidade de vida, confira a resposta:
1. Nenhuma das teorias mencionadas acima refletem o que de fato se baseia a moralidade: Biologia, Cultura, Background, Processos cerebrais, sistema límbico, necessidades do ambiente, necessidades humanas. Esse é o principal problema.
2. Em seu texto anterior, ao qual diz que 'reprodução, sobrevivência e qualidade de vida' ou o 'bem para toda a espécie' não podem ser explicados simplesmente como questões de sobrevivência e reprodução. DEmonstrei no texto acima que você está errado e pode ser explicado em detalhes compreendendo a biologia e a necessidade do ambiente. Além do mais temos cerca de 4 convicções das quais podem ser modificadas a cada situação ou necessidade, ou pode permanecer como as mesmas. Além do mais a maturidade e mentalidade, assim como deficiências no cérbero podem afetar diretamente a forma como um individuo aceita o que é certo ou errado.
3. Qualquer Lei ou Regra, é baseada em questões que envolvem a necessidade, reprodução e sobrevivência, envolvendo a espécie , um determinado grupo ou pelo egoísmo próprio.
4. Em diversos das teorias mencionadas, algumas deles superficialmente tratam a questão moral, implicando em egoísmo, ou seja, sistema límbico e processos cerebrais funcionando adequadamente, já que o próprio egoísmo é uma necessidade, que está envolta da sobrevivência e reprodução, assim como uma qualidade de vida para satisfação pessoal, mais do que a satisfação para o grupo ou toda a espécie.
Conclusão: Pela falta de informação e de análises de sua parte, a forma como defende Deus para a moralidade não explica adequadamente a moralidade. Não leva em questão a importância e dos processos cerebrais inconscientes dos quais influenciam toda nossa vida.
0 comentários:
Postar um comentário